Título da redação:

Foco na distração

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 24/07/2016

Desde a Segunda Revolução Industrial, no século XIX, o homem dispõe de meios de comunicação cada vez mais eficientes e tecnológicos. Contudo, apesar de tais meios facilitarem o cotidiano, eles causam dependência aos seus usuários, principalmente nos jovens que os utilizam atém mesmo em sala de aula. Em primeiro plano, é inegável que o advento da internet modificou o comportamento da sociedade nos mais variados aspectos. A simultaneidade e a facilidade da disseminação de informações leva ao bombardeamento dos cérebros dos internautas. Desse modo, os usuários sentem cada vez mais necessidade de estarem conectados a todo momento, até mesmo na sala de aula, o que acarreta em transtornos de déficit de atenção, prejudicando, assim, o rendimento escolar. Ademais, é necessário ressaltar a dificuldade que os professores têm para conseguir prender a atenção dos alunos que utilizam celular em sala de aula, pois há uma perda de foco na matéria lecionada, uma vez que os alunos estão lendo mensagens instantâneas, checando redes sociais ou jogando. Portanto, ficam claros os efeitos negativos do uso do celular em sala de aula, para atenuar tais efeitos, o Ministério da Educação deve realizar palestras e campanhas nas escolas para mostrar os malefícios do uso do celular em sala de aula. Além disso, a escola deve punir os estudantes que estão fazendo seu uso indiscriminado no momento das aulas. Dessa forma, os estudantes poderão dedicar-se integralmente ao processo de aprendizagem.