Título da redação:

Ferramenta moderna ou apenas diversão ?

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 07/08/2016

Os jovens e as crianças do atual século fazem uso constante do telefone celular. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) do ano de 2013, revela que o número de pessoas a partir dos 10 anos de idade que utilizam celular cresceu 107,2% entre os anos de 2005 a 2011. Ao longo do tempo os estudantes vem manuseando seus dispositivos móveis com mais frequência e por esse motivo alguns professores querem permitir o seu uso em sala de aula como ferramenta de aprendizagem moderna. Mas esse novo método aumentaria o nível de aprendizagem dos alunos ou elevaria o nível de distração ? Com certeza a falta de atenção seria maior, pois mesmo sendo proibido existem alunos que utilizam seus aparelhos eletrônicos em aula, seja para visualizar as horas, trocar mensagens ou chegar suas redes sociais. Por esse motivo eles acabam perdendo o foco do que está sendo explicado pelo professor(a), o que acaba sendo uma das causas do aumento de reprovação tanto no próprio colégio como nos vestibulares. Para que o uso do celular seja usado como ferramenta de estudos e não como diversão para os educandos é necessário a criação de um aplicativo codificado no qual só somente o próprio possa ser conectado. Entretanto, é preciso que todas as instituições de ensino adote essa nova diligência. Sendo indispensável à ajudar do primeiro setor, ou seja o governo para que as redes municipais e estaduais de educação consiga equipamentos necessário para a modernização do ensino.