Título da redação:

Ferramenta Inteligente

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 13/10/2016

O notório desenvolvimento tecnológico dos últimos anos tem proporcionado ao homem moderno inúmeras facilitações no seu dia a dia. Com o celular, por exemplo, é possível realizar em segundos, atividades que antes exigiriam um gasto maior de tempo e geraria estresse, por isso o uso do aparelho se tornou indispensável nos dias atuais. Segundo o IBGE, em 2011, 115,4 milhões de Brasileiros faziam uso do telefone celular, o que representa 69,1% da população com mais de dez anos. Tais dados demonstram que a sociedade brasileira faz uso de tal tecnologia com grande intensidade e muitas vezes um imenso descontrole, como percebemos nas escolas do Brasil. Atualmente, jovens estudantes de todo o país vão para as salas de aula portanto seus celulares, com isso, muitas vezes atrapalham o docente a ministrar sua aula de forma efetiva. Além disso, os alunos se dispersam muito facilmente do que está sendo trabalhado no âmbito escolar. Entretanto, se por um lado o uso dos telefones celulares influenciam de forma negativa na formação dos estudantes, por outro, quando bem utilizado, pode se tornar uma grande ferramenta de informação e pesquisa a ser explorada pelo professor. Portanto, é necessário que haja dentro de cada Instituição Escolar políticas que visem o uso de celular em salas de aula de maneira que ela venha a acrescentar e multiplicar conhecimento. Por exemplo, incentivar que os alunos utilizem aplicativos como o Studi ou Geekie Games para se preparar para os vestibulares e ENEM, além disso, os exercícios de tais ferramentas também poderiam ser uteis na aprendizagem das disciplinas ministradas em sala de aula, o que favoreceria também os professores. Ademais, cabe a cada estudante ter consciência e foco nos estudos.