Título da redação:

Enciclopédia na mão

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 27/07/2016

Nova ordem mundial. Internet. Computadores. Celulares. Estes são os principais protagonistas do mundo moderno, atingindo todas as esferas sociais e adentrando lugares. Cresce o número de alunos que levam seus celulares para a escola, sendo possível maior acessibilidade a pesquisas, informações, possibilidade de interações construtivas entre alunos e professores, viabilizando aprendizado atrativo através dos pequenos dispositivos móveis. Os aparelhos celulares utilizando-se da internet podem ser fontes de pesquisa. Em uma sala de aula contendo apenas um professor e vários alunos, nem sempre, todas as dúvidas provenientes dos estudantes serão supridas de forma presencial. Em 2014 obtivemos a aprovação do Marco Civil da internet em território brasileiro, tal fato, dita obrigações e leis dos usuários da internet, sendo considerado seu proveito um exercício de cidadania. Se tivemos um benefício reconhecido nacionalmente, por que não utilizá-lo dentro das salas de aula acoplados aos celulares como fonte de conhecimento? A interação entre profissionais e alunos nunca pôde estar tão próxima. Artigos e explicações sobre temas didáticos são postados diariamente em periódicos, sites e blogs educacionais por todas as regiões do país. Ver que diferentes profissionais tem uma didática particular para discorrer sobre assuntos, resulta em fácil entendimento por parte dos alunos e consequentemente estabelece uma relação harmônica com o professor, não o vendo como um profissional autoritário, e sim, complementando as aulas com informações atuais, sendo uma relação de protocooperação. Desde a Antiguidade Clássica existem leis, e por existirem, o seu cumprimento tem que ser efetivo. O estabelecimento de regimento interno em instituições educacionais contendo detalhamento de horários e em quais circunstâncias os aparelhos celulares deverão ser utilizados deverá ser assinado pelos responsáveis dos alunos. O bom uso dos “smartphones” deve ser propagado através de palestras, propagandas, folhetins, pois o que antes era encontrado em livros pesados, hoje, pode se obter de maneira fácil e prática.