Título da redação:

Educação do futuro

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 09/01/2018

Com a globalização a necessidade de comunicação instantânea com regiões distantes foi responsável pelo desenvolvimento dos aparelhos dos telefones que posteriormente originou os celulares. Tal ferramenta hoje é indispensável para muitos cidadãos devido ao elevado número de funções disponíveis. Porém, o uso dos celulares por estudantes tem levantado dúvidas, pois apresenta riscos de concentração e falta de disciplina ao uso desses aparelhos, mesmo que a ferramenta apresente recursos importantes para o aprendizado. Em decorrência do estilo de vida contemporâneo, muitas famílias optam por utilizam a tecnologia para manterem seus filhos ocupados, permitindo assim, longos períodos de uso de aparelhos como, por exemplo, os celulares que por possuir acesso à internet permite ao jovem explorar uma gama muito grande de recursos. Assim, o uso de aparelhos no dia-a-dia por jovens é cada vez maior e ocasiona um vício por estar conectada a rede em todos os ambientes, inclusive o escolar, e apesar dos materiais didáticos disponíveis online, muitos alunos utilizam para entretenimento, decaindo no aprendizado. Embora muitos estudantes não possuam consciência da limitação de uso da tecnologia nas salas de aula, o uso de internet apresenta ferramentas importantes complementares ao conteúdo apresentado em sala de aula, fato que se utilizado de maneira correta tanto por alunos quanto por professores, pode aumentar a frequência de aprendizado nas escolas. Contudo, muitas instituições de ensino e professores não possuem qualificação para a utilização dos celulares como recurso complementar, pois, muitas escolas não possuem estrutura eficaz para conectar os alunos numa rede WiFi ou possui problemas de estrutura que dificultam o uso de tal recurso. Além disso, muitos professores por falta de atualização ou por considerar recursos analógicos mais confiáveis realizam a proibição do uso de aparelhos nas salas de aula. Logo, a tecnologia é um recurso importante para os estudantes, porém muitas instituições não conseguem realizar proveito de tal ferramenta. Portanto, é necessário por meio do Ministério da Educação em parceria com instituições de ensino, ONGs e mídias, o treinamento ou incentivo aos professores para a utilização da internet como ferramenta auxiliar, a fim de ampliar a disponibilidade de ferramentas de informação nas salas de aula. Por fim, também é primordial a criação de campanhas informativas, palestras e discussões, com a finalidade de aumentar o controle dos pais no uso das tecnologias como forma de lazer e maior instrução aos jovens da importância da concentração em sala de aula, para que assim o sistema de educação funcione sem distrações.