Título da redação:

De olho na tela e no quadro

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 19/09/2018

Desde a Revolução Industrial, quando novas máquinas e formas de produção mudaram o arranjo das relações sociais, há um crescente uso de tecnologias na vida diária das pessoas, principalmente crianças e jovens. Tendo isso em vista, a escola, onde assuntos deveriam ser ensinados de um jeito dinâmico, continua ensinando de uma maneira que existem relações de poder definidas: o professor fala em pé e a turma escuta sentada ordenadamente. Tal processo gera um desgaste no aluno que não compartilha suas ideias, além de levar o mesmo a se distrair com o celular, este que deveria ajudar no processo de educação. Um aluno passivo que tende a apenas escutar o professor, perde no quesito de aprimorar suas habilidades em sala de aula que o ajudarão na sua vida futura: habilidade de pesquisa, formar argumentos e organizar sua mente de maneira que o estudo seja mais produtivo. Essa situação na maioria das vezes não é culpa do aluno e sim de um método de ensino ultrapassado de escolas ou professores. Essa realidade leva o aluno a crer que aquilo não é para ele e a evasão escolar é, por consequência, a melhor saída. Levando em consideração o ponto levantado acima, o celular pode se tornar um dispositivo que deixa o processo de aprendizagem na sala de aula mais eficiente. Considerado um computador que cabe na palma da mão, ele consegue administrar seus recursos de maneira interativa com o usuário. Dessa forma, através de ferramentas de busca e jogos, alunos participam mais da aula usando um aparelho já conhecido e aprendem uma nova maneira de aprender em um ambiente onde a repetição do discurso do professor era comum. Dado a importância do poder que o celular tem e sabendo que há um método de ensino ultrapassado posto em pratica nas escolas, o Ministério da Educação (MEC), junto a desenvolvedores, criará plataformas digitais para celular que, sendo usada em sala de aula, trate de assuntos de forma didática através de experiências e jogos, utilizando todas as ferramentas que um celular oferece. E em parceria com especialistas em pedagogia, o MEC, através de palestras, conscientizará os professores sobre as novas formas de ensino usando a tecnologia e como pô-las em prática na sala de aula.