Título da redação:

Consumo consciente

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 31/07/2016

Nos dias atuais é cada vez mais normal vermos crianças e adolescentes conectadas o tempo inteiro e em todo lugar. Essa conectividade pode ser tanto prejudicial, se usada fora dos limites, como também benéfica, se se for usada de forma consciente. Esses limites devem ser estipulados pelos responsáveis e pelas instituições de ensino. O uso do celular na sala de aula em algumas escolas é completamente proibido, chegando à crianças e adolescentes não poderem nem entrar com os aparelhos em sala. Muitos orientadores acham que o celular e a internet nas turmas só servem para atrapalhar e assim, distrair os alunos das aulas, guiando sua atenção para outros lugares. Os orientadores acabam não pensando que se conscientizarem e ensinarem os alunos a usar de maneira certa e no momento certo esses aparelhos, podem tirar proveito disso. O celular pode ser de grande ajuda para alunos mais tímidos, que não se interessam em debater ao vivo. Com grupos em aplicativos como Whatsapp e Facebook, essas pessoas acabam ganhando voz e aprendendo muito mais. Portanto, o uso do celular em sala de aula pode ser de grande ajuda se usado nos limites. Limites esses que, orientadores e responsáveis devem estipular para com seus alunos e filhos. As escolas podem promover atividades que ensinem o uso do aparelho de forma adequada e, as mídias devem estimular o consumo consciente, como forma de apoio.