Título da redação:

Conectando os polos

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 04/08/2016

No final do século XX, o advento da terceira revolução industrial propiciou a criação de novas tecnologias entre elas encontramos o celular. Na atualidade, este aparelho tornou-se peça central de um impasse , seu uso em sala de aula é benéfico ou não? Para responder a essa questão devemos lembrar que vivemos na era da tecnologia. Primeiramente, pode-se notar que a sociedade atual faz uso constante das tecnologias. E, segundo Tedesco, o papel da escola será definido pela sua capacidade de preparar os indivíduos para o uso consciente, crítico e ativo das máquinas que acumular informações e conhecimento. Por isso, é importante que a escola não proíba o uso de celulares, mas mostre aos alunos que utilizá-lo de maneira consciente traz mais benefícios. Em segundo lugar, é notório que as novas tecnologias irão mudar o papel do professor dentro de sala. Em 2005,a representação da UNESCO no Brasil realizou uma pesquisa, nela constatou-se que 50% dos professores nunca receberam nenhuma capacitação para incluir mecanismos tecnológicos em suas aulas. Desse modo é importante que os professores recebam um preparo para incluírem tecnologias em suas práticas pedagógicas e, com isso, dinamizarem suas aulas. Portanto, o uso do celular e de outras tecnologias se mostram importante dentro da sala de aula, devido ao período em que vivemos. Para que o uso deste seja benéfico é importante que as escolas realizem palestras, mostrando aos alunos os benefícios e malefícios do uso contínuo do celular.Os governos, por meio das secretárias de educação poderão realizar cursos e Workshops evidenciando práticas de ensino nas quais a tecnologia está empregada. Resta saber se os nossos governantes e pedagogos estão interessados a conectar os polos entre educação e tecnologias.