Título da redação:

Celulares : modernidade e ensino

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 08/08/2016

Com o advento dos novos meios de comunicação e busca instantânea, como o computador, a internet e principalmente os smartphones, as possibilidades de se incrementar novos meios de busca e pesquisa à educação tradicional cresceram enormemente. Todavia, paralelamente a esse fenômeno, há também outro : nunca antes em salas de aulas houveram tantos alunos dispersos ou desinteressados pelo quadro negro. Primeiramente, é importante comparar o aluno de hoje com o de outros tempos. Antigamente,( até o início da década passada), não só o aluno, mas todo o sistema educacional eram extremamente dependentes do professor e da sala de aula, isso ocorria por vários motivos e o principal deles era a ausência de fontes de pesquisas práticas e meios compactos de pesquisa. Hoje, graças principalmente ao acesso instantâneo a diversos meios de pesquisas com um simples toque, observa-se que a figura do professor e o giz estão ficando cada vez mais obsoletas. Em segundo lugar, há também que se observar que não só o aluno, mas o mundo atual é diferente daquele de 20 ou 30 anos atrás. A globalização, processo que integrou o mundo, é um fato corriqueiro na vida daqueles que têm menos de 20 anos, ou seja, o aprendizado por meio da relação imagem, leitura e velocidade, é algo que está presente na vida cotidiana de todos os jovens que nasceram nas últimas duas décadas. O celular, sendo o meio mais prático de acesso à rede, não poderia estar fora desse processo. E ele está sim presente, não só nas salas de aula, mas no cotidiano do século XXI. Por fim, é notável a relação entre os smartphones e a educação. Embora não inseridos formalmente no sistema educacional, tais aparelhos são utilizados frequentemente para pequenas pesquisas durante a aula, tanto por professores quanto por alunos, muitas vezes autorizados por professores. Isto mostra que apesar de não ser assumido oficialmente, o celular já está inserido nas salas de aula. Desse modo, percebe-se que não é mais possível ignorar a presença das novas tecnologias no cotidiano dos alunos. Pelo contrário, deve-se inseri-la cada vez mais na educação, tendo em vista a modernização do arcaico sistema educacional vigente, que não mais consegue corresponder às necessidades modernas da educação.