Título da redação:

Celular x aprender

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 23/07/2016

Câmera, despertador, cronômetro, calculadora, músicas, jogos, lanterna, acesso à internet. Hoje, tudo isso é encontrado em um único aparelho, o celular, que por possuir tantas utilidades e ser um aparelho móvel ocupa os bolsos da maioria dos cidadãos. Todavia, o uso do celular em sala de aula é um problema e preocupa os professores e profissionais da saúde, visto que, o aparelho tira a concentração do estudante, fazendo com que ele não aprenda. Especialistas afirmam que a pessoa não é capaz de utilizar o celular e também compreender a aula de modo eficiente. Para os adolescentes, trocar mensagens com amigos é mais interessante que prestar atenção na aula, por conseguinte, não dedicar-se a aula fará com que o aluno não se prepare para ser um bom profissional. Além disso, viciar-se no aparelho celular prejudica a saúde da pessoa. É perceptível que se um aluno não consegue distanciar-se do celular até mesmo na escola ele tornou-se dependente do aparelho, essa dependência irá prejudicar sua vida, pois o uso contínuo do celular pode afetar, por exemplo, a visão da pessoa e sua vida social, pois ela irá preferir estar conectado ao celular ao invés de ir para uma festa com os amigos. Fica claro, portanto, que o celular prejudica o aprendizado do estudante.Para resolver esse impasse as escolas devem definir um local para que o aluno coloque o celular antes de entrar na sala, e se caso ele usar o aparelho descontar nota do indivíduo, é preciso também que sejam feitas palestras explicando aos alunos os malefícios de usar celular durante a aula para que eles conscientizem-se. É imprescindível, que os professores comuniquem os pais do aluno que usa o celular durante a aula, para que eles possam conversar com os filhos em casa e se for constatado o vício pelo celular procurar ajuda de um psicólogo.