Título da redação:

Celular na sala de aula tem que ser objeto de aprendizagem

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 14/10/2016

O desenvolvimento dos aparelhos móveis de telefonia vem ocorrendo desde o ano de 1973, após realizarem a primeira ligação de um celular para um telefone fixo. Desde então, o celular vem se modernizando com o avanço tecnológico, ganhando novas formas e ferramentas de uso, contribuindo deste modo, para uma metodologia de ensino mais atualizada que transcende ao uso dos livros. O grande desafio é que nem todos os alunos veem esse equipamento como um objeto de estudo, usam apenas para entretenimento. Não é difícil perceber o porquê dos professores estarem incluindo o celular em suas aulas. A versatilidade e agilidade com que esses aparelhos trabalham é inacreditável, visto que os alunos podem ter acesso ilimitado ao material didático e aos grupos de estudos disponibilizados virtualmente pelo professor, na hora que quiserem e através da "palma de sua mão", como também uma maior interatividade entre eles. Entretanto, parte dos alunos dos alunos não usam seus celulares na escola apenas para fins educativos. Em uma pesquisa realizada ano passado(2015), mais de 86% admitiram acessar suas redes sociais e trocarem mensagens via whatsapp, na sala de aula. Somado a isso, podemos dizer que embora a inclusão dos celulares de modo didático seja uma iniciativa plausível e que tende a contribuir para o aprendizado ainda maior do aluno, ele também pode desfavorecer aos que fazem o mau uso dele, por exemplo: causar a redução da notas escolares devido a falta de concentração. Vê-se então, que o uso do celular na sala de aula contribui para o aprendizado do aluno e para uma maior socialização entre aluno e professor. Faz-se necessário assim, um maior investimento do governo no âmbito da educação, disponibilizando às escolas aparelhos celulares que já venham com o um sistema operacional próprio, programas educativos já instalados e que bloquei o acesso a sites externos e que fogem do conteúdo programático do professor. Aliado à palestras educativas sobre a utilização do celular como ferramenta de estudo, só assim, será possível o aprendizado nessa nova metodologia de ensino.