Título da redação:

Celular em salas de aula: avanço tecnológico para o ensino ou retrocesso ?

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 27/07/2017

Celulares, tablets, computadores, até mesmo as televisões, estão sendo aprimoradas com uma tecnologia mais avançada a cada dia, fazendo com que a população tenha vontade e desejo de obter esses produtos mais avançados. Como esse avanço tecnológico cresce a cada dia muitas empresas e instituições estão adquirindo essa nova forma de avanço para um melhor desempenho e as instituições de ensino não ficou atras. Em muitas escolas, particulares e públicas, o uso de tecnologias mais aprimoradas estão sendo usados como material didático e até mesmo como uma forma de tornar a aula mais dinâmicas para os alunos. O uso de celular, por exemplo, se tornou útil não só para os alunos, mais sim para os professores. Assim como nos cursos online com a ideia dos chamados "prints" os professores tem mais tempo para tirar dúvida e passar mais conteúdo no quadro quando não tem que esperar o aluno copiar todo conteúdo passado no quadro. Com uma simples foto, o aluno disciplinado, tira a foto dentro de sala e após a aula esse conteúdo capturado no celular pode ser copiado no caderno. Assim, o aluno também tem mais oportunidade para tirar dúvidas, expor sua opinião em relação a aula e matéria e tem mais interação e aproveitamento do tempo de aula. O uso de celular dentro de sala de aula também ajuda no compartilhamento de conteúdo, muitos professores adquiriram esse método, passando para um representante de turma ou em um e-mail ou grupo de Whatsapp da própria turma o conteúdo completo que em algumas ocasiões não dão tempo de serem passadas para a turma em horário de aula. Além da interação entre alunos e professores que se disponibilizam para receber dúvidas e opiniões após o horário de aula. O preocupante no uso do telefone celular dentro de sala de aula, é o uso incorreto do mesmo. Pesquisas na internet não autorizadas pelo professor, distrações com as tantas redes sociais existentes que acabam chamando atenção no horário errado, o uso durante uma avaliação, compartilhamento não autorizado de respostas por exemplo, como a famosa prova ou trabalho em dupla que acaba sendo "dupla de três ou mais", os aplicativos em geral que distraem não só os adolescentes, fotos não autorizadas, são uma grande preocupação e debate para liberação ou não do uso do aparelho dentro de sala de aula. O uso destas ferramenta para o ensino é útil e seria muito necessária para o progresso e aproveitamento total de tempo de aula, porém desde que seja dosada e de uso racional e consciente do individuo. Muitos realmente não conseguem controlar a vontade de responder aquela mensagem do Whatsapp por exemplo, perdendo assim o foco no aula, chegando a ser prejudicial para o aluno e desrespeitoso para com o professor. Atualmente, apesar de ser usado sim durante o período de aula, muitas instituições não veem com bons olhos o uso do aparelho de uma forma proveitosa, pois existem distrações e não serão todos os indivíduos que terão total disciplina a ponto de não usar para algo contrário a ideia do uso liberado consciente e disciplinado.