Título da redação:

Celular e sala de aula: Aliados ou inimigos?

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 30/07/2016

Em meio a um mundo globalizado, o uso da tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas. O celular, por exemplo, que com o passar do tempo fica mais útil e portátil, é facilmente encontrado em diversos lugares, inclusive nas escolas. Ele apresenta dois polos opostos em relação ao seu uso. Um positivo,já que facilita pesquisas didáticas na sala de aula, e um negativo, pois pode distrair os alunos, prejudicando seu rendimento escolar. As novas gerações cada vez mais maravilhadas pelo aparelho, não abrem mão de leva-lo ao ambiente escolar. Ele de fato traz benefícios, uma vez que auxilia a execução de pesquisas, e a resolução de atividades, além do compartilhamento de informações. Apesar disto, os seus malefícios não podem ser esquecidos. Muitos professores se queixam que o uso do telefone móvel atrapalha muito o desempenho dos alunos. A distração dos alunos durante as aulas, está entre as queixas mais frenquentes. Além disso, pesquisas comprovam que o uso constante do aparelho pode prejudicar também a saúde - podendo causar sedentarismo, problemas de visão, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, entre outros - e fazem com que as crianças e adolescentes diminuam a interação entre si. Portanto, fica claro que o uso do celular beneficia o desempenho escolar, desde que usado de maneira moderada. Para que isto aconteça, é necessário estipular horários em que as pesquisas na rede sejam liberadas, sempre sob supervisão dos professores. Além disso, as escolas devem promover atividades sem o uso de internet, que resultem em uma maior interação -Roda de leitura, por exemplo -. São pequenas mudanças que tornam a educação e o uso da tecnologia aliados.