Título da redação:

Celular amigo

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 31/08/2016

Apesar de muitas pessoas enxergarem o celular somente como um objeto de distração e comunicação pessoal, é pertinente enxergar essa tecnologia móvel, fruto da Terceira Revolução Industrial, como importante fonte de aprendizado, proporcionando aos jovens informação ilimitada e distintas perspectivas sobre um mesmo assunto, ampliando e facilitando o conhecimento. Por ser um aparelho de fácil transporte e manuseio torna-se evidente sua utilidade, quando se fala em fácil acesso à informação. Cursos online, vídeo aulas explicativas, sites educacionais e de notícias simultâneas, são exemplos disso. Dessa forma, tornando notório as facilidades oferecidas pelo celular no rompimento de distâncias e aprofundamento de qualquer conteúdo. Entretanto, é comum observamos o uso, quase que exclusivo, do smartphone para uso de redes socais na vida dos jovens brasileiros. Isso é principal causa de falta de atenção dos alunos em sala de aula, onde o celular é usado como válvula de escape. Segundo Aristóteles “o homem é um ser sociável”, porém o uso excessivo desses meios também vem diminuindo as relações interpessoais, onde o indivíduo, cada vez mais, só se relaciona com outro perante uma tela, tornando o convívio social mecânico e superficial. Torna-se evidente, portanto, a importância do governo e das instituições de ensino incentivarem o uso benéfico do celular para o aprendizado. Primeiramente, os educadores devem enxergar essa tecnologia como aliado, não como inimigo, de modo que criem grupos em redes socais que sirvam para o esclarecimento de matérias e incentivo do uso de navegadores de pesquisa na hora da aula, para aprofundamento do conteúdo dado. Por fim, cabe ao governo promover cursos online educacionais gratuitos, promovendo o rompimento da distância como limitante da educação.