Título da redação:

Arriscando para o aprendizado

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 25/07/2016

Desde o surgimento da internet, percebe-se por todos que ela nos proporciona infinitas informações, sendo tais, de nível alto ou mais baixo. Ela tornou-se a principal ferramenta de uso nas grandes empresas do mundo, pois onde o fluxo de informações e interações são muito grandes. Hoje, é possível notar a sua atuação em todo meio social, “unindo” as pessoas em grandes distâncias. Mas, a dúvida que persiste, principalmente entre os intelectuais do Brasil, é se podemos utilizá-la juntamente aos celulares, nas escolas entre os alunos. O grande problema é que em nossa sociedade os celulares é o grande vício da maior parte da população, principalmente entre os jovens, pois é através dele que mantém ativos em seus status, com seus amigos e familiares. O interesse que hoje é prezado pelos jovens, são coisas exuberantes, novidades, músicas, sexo e comodismo. Não observa mais em quase nenhum o interesse pelo conhecimento, a vontade de ir à escola e estudar. As escolas de hoje proíbem o uso de celular dentro de sala de aula, por ser muito distrativo, mas mesmo assim alunos o utilizam escondido de seus professores. Mas será que se autorizasse o seu uso dentro da sala de aula para questões relacionadas a escola, mudaria a vontade do aluno? Ou será com que apenas o aluno ficasse mais distraído em relação ao seu professor? Seria bem provável a melhoria do ensino, pois estaria despertando a vontade e curiosidade do aluno, fazendo-o estudar utilizando sua favorita ferramenta. Conclua-se que seria um risco a autorização do uso do celular dentro da sala de aula, mas em contrapartida pode ser uma chance de atração ao ensino e conhecimento. Levando em consideração a melhoria de ensino, vale a pena arriscar, e que essa ideia pode ser uma nova oportunidade de melhoria educacional ao mesmo tempo um avanço para nossa sociedade.