Título da redação:

Alunos desatentos e professores desmotivados.

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 25/07/2016

As crianças cada vez mais cedo passam a se conectar no mundo virtual, e o celular torna-se vilão, interferindo no desempenho escolar. Com uma educação pública deficiente, péssimas condições de sala de aula, e alunos desinteressados, teletransportados pela internet para outro lugar, nunca foi tão difícil para o professor dar aula. A internet é o melhor meio de comunicação nos dias de hoje, principalmente com os celulares muito tecnológicos. Pais dão aos seus filhos esses aparelhos cada vez mais cedo, incentivando o uso e não notando que aquilo pode prejudicá-los bem mais do que ajudar. A partir do momento que essas crianças tornam-se alunos e se deparam com a realidade da educação brasileira, começam a utilizar o aparelho como fuga da sala de aula, e o resultado é a queda do rendimento. Por outro lado, os professores que não contam com boas condições de sala de aula, sem aparelhos tecnológicos para chamar a atenção dos alunos inovando suas aulas, não sabem como tirá-los daquele mundo de conexão permanente. Cada vez mais esses profissionais estão desmotivados e os jovens alunos, por sua vez, perdem a oportunidade de adquirir conhecimento. Ambos os lados têm saído perdendo. Por isso tudo ficou claro que o celular é hoje em dia o maior vilão do aluno e do professor. Os pais devem esperar seus filhos tornarem-se mais maduros para lhes darem o aparelho e fazerem bom uso, enquanto é papel do Governo Estadual de cada Estado, fazer com que as escolas públicas contem com uma melhor estrutura, trazendo mais tecnologia para as salas. O Poder Legislativo deve fazer um projeto de Lei onde os celulares sejam recolhidos na chegada dos alunos às escolas, e devolvidos no fim do horário. Desta forma, alunos voltarão a ter atenção, e professores vontade de ensinar.