Título da redação:

A unicidade da atenção

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 04/09/2016

A ferramenta do celular vem causando muitas adversidades no mundo contemporâneo,ademais,em grande parte,esse instrumento afeta o público jovem,comprometendo seu rendimento em “tarefas formais”.Então,resta-nos,compreender como se dá a dinâmica do celular em sala de aula,para assim,chegarmos a uma conclusão favorável,no que se diz respeito ao futuro dos jovens. A globalização,é um fenômeno que trouxe(traz) benefícios e danos para toda e qualquer sociedade.Partindo disso,analisamos o celular como fruto desse fenômeno,onde o “limite” claramente não foi imposto.A sala de aula,permanece ainda,sendo um ambiente no qual todos os alunos devem dispor das suas atenções ao(à) professor(a).No entanto,não é isso que vemos. Uma pesquisa atual – de cunho acadêmico – revelou que a causa do déficit de atenção e hiperatividade,foi atribuída ao uso de celulares em ambientes inadequados(como a sala de aula),mostrando que o ser humano não realiza “multi-tarefas”,e,quando tenta realizar,compromete o seu rendimento.Portanto,concluímos que o uso do celular em sala de aula,traz danos ao rendimento do indivíduo.Então,o celular passa a ser uma ferramenta de distração. O futuro dos jovens está em risco,e uma dessas causas se resume no uso inadequado dos celulares.Portanto,cabe às instituições escolares requererem uma medida de prevenção,que dá o direito para os professores confiscarem os celulares dos alunos no início das aulas,e o aparelho só retornaria aos mesmos,no período do intervalo entre as aulas.Então,essa é uma medida imediatista,a qual causará impactos severos,de antemão.