Título da redação:

A tela do celular e o quadro negro

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 05/06/2018

A tela do celular e o quadro negro Os métodos educativos aplicados em sala de aula exigem uma completa atenção por parte dos alunos. Para desenvolver as atividades, a explicação do conteúdo proposto pelo professor e até o registro dos conteúdos para fins de avaliação requisita-se atenção por parte de todo o corpo de alunos e por mais que estes frequentem a escola e permaneçam em sala, encontram-se distantes do ambiente de aprendizado. O uso de aparelhos, em maioria para fins de comunicação por parte dos alunos em sala de aula pode fortemente prejudicar o rendimento de grande parte da turma. E os professores, sem a atenção dos alunos, mas na responsabilidade de desenvolver o conteúdo não podem simplesmente recolher os celulares e isso cria uma péssima atmosfera para o processo de ensino/aprendizagem. Percebe-se que os alunos estabelecem uma relação de interação virtual, sejam entre si ou com indivíduos fora do ambiente escolar. É essencial para os alunos e professores que se apresente, também o ambiente escolar dentro desse contexto de interação virtual, aonde possa se apresentar os trabalhos, unificar a turma promovendo o senso de equipe, registrar a matéria e se preparar para as avaliações. Por mais complexo que pareça elaborar um ambiente de aprendizado num contexto virtual, as redes sociais são exemplo de interação. Até mesmo a estrutura de um meio virtual de comunicação pode proporcionar a experiência didática e dinâmica. Cabe tanto aos professores como a todo o setor educativo desenvolver métodos e diretrizes para incluir essa comunicação nos seus processos educativos promovendo juntamente o uso responsável de tais ferramentas. Caso propostas que incluam essa realidade do aluno na escola não sejam desenvolvidas, o distanciamento do aluno em sala de aula para a interação no campo virtual será sempre um empecilho no ambiente de aprendizagem.