Título da redação:

A tecnologia invadindo a sala de aula

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 25/07/2016

Dia após dia o uso de aparelhos celulares em sala de aula tem se tornado cada vez mais frequente. Há profissionais que defendam a tese de que esse hábito seja maligno para a aprendizagem do aluno, em contra partida, alguns alunos dizem que o uso de celulares auxilia no desenvolvimento do conhecimento. Se usada com consciência, a tecnologia pode assumir o papel de ajudar os estudantes na hora de aprender um novo conteúdo. Isso pode ser feito através de vídeo aulas, exercícios complementares, resumos, ou até ou matérias didáticos virtuais. O uso da internet pode ser feita até pelo professor, para disponibilizar slides sobre o assunto abortado ou mostrar vídeos em sala de aula. A internet, no ambiente escolar, deve ser utilizada para estimular ou auxiliar no aprendizado do aluno. Ao ver uma vídeo aula o aluno pode aprender ou entender algo que foi dado na aula, isso pode acontecer porque o estudante se identificou com a didática daquele professor, ou ao ler outro texto que expõe determinado assunto de uma forma diferente. Para corrigir o uso inadequado do aparelho celular na escola é necessário que ocorra mudanças no ambiente escolar. A escola pode bloquear, durante as aulas, sites que não sejam destinados para a educação escolar ou fornecer dispositivos eletrônicos para que os alunos acompanhem a explicação através do dispositivo. Por parte dos alunos é preciso que ocorra a conscientização de que aquele ambiente é destinado para a educação.