Título da redação:

A distração do celular

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 30/08/2016

Com o intuito de aprimorar as técnicas de ensino, se discute a respeito do uso de smartphones e tablets nas salas de aula, os quais permitem a busca de informações através de uma navegação instantânea. Entretanto, o uso desses aparelhos nas escolas acarreta um efeito negativo na aprendizagem, pois interfere na concentração e no foco dos alunos. Os celulares modernos são dispositivos que permitem os usuários a realizarem diversas utilidades como pesquisar, se comunicas, jogar games, acessar redes sociais, entre outras. No entanto, essas inúmeras possibilidades prejudicam aqueles que necessitam da concentração para realizar suas tarefas, pois o celular se torna uma grande distração pelo seu vasto entretenimento. Embora algumas pessoas, jovens principalmente, se autodeclaram capazes de dividir a atenção entre celular e estudo, os psicólogos e profissionais afirmam que essa combinação gera falta de foco, o que piora o rendimento dos estudos. Esses especialistas indicam ainda o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade como consequência dessa divisão, o que causa queda no rendimento. Já sendo uma grande distração entre alunos disciplinados, o uso do celular pode se tornar mais grave na presença de alunos mal intencionados. Tal quadro, causaria grande estresse na sala de aula, tanto para os alunos, quanto para os professores e coordenadores. Portanto, o uso de celulares nas salas de aula deve ser coibido, pois se torna uma grande distração aos estudantes. Escolas e Instituições Educacionais devem ser rígidas à respeito disso, proibindo o uso durante as aulas, para o bem da educação.