Título da redação:

O global

Tema de redação: O progresso: entre o científico e o moral

Redação enviada em 28/05/2016

Com as revoluções industriais dos séculos XVIII e XIX, o mundo sofreu alterações ligadas ao desenvolvimento social e científico. Nesse período, surgem as ideias iluministas dando à população o desejo pela liberdade e pelo posicionamento dentro do meio no qual vive. Esses fatores históricos se ligam pelo seu resultado de progresso, sendo esse desenvolvido conforme a excelência dos valores morais de cada época. Hoje, a dificuldade está em construir uma forma plural de progredir, ou seja, que inclua toda a sociedade de forma harmônica e minimize as desigualdades. Primeiramente, é importante destacar que as formas de estabelecimento de poder entre as nações mudam de acordo com as peculiaridades dos períodos. De fato, altualmente, é visto um mundo globalizado no qual países, como os EUA, influenciam e concentram seus interesses sobre diversos outros. A relação de poder trazida pela globalização é baseada na concentração de progresso em áreas dotadas de recursos financeiros, gerando o agravamento da desigualdade social do globo. Essa reflete na conduta dos cidadãos, já que restringe a chegada do conhecimento de maneira mais igualitária em diferentes regiões, sendo ligada diretamente ao progresso da moral e ao aprimoramento da vida com sabedoria. Além disso, a cadeia de consequências as quais interligam os fatos citados refletem no meio natural. Em uma sociedade que restrições são dadas pela falta de conhecimento, as escolhas e atitudes dos cidadãos tendem a ser menos conscientes tanto em âmbito ambiental quanto social. Ações básicas para preservação e contenção da poluição, como a separação do lixo, o não desperdício e a reutilização de materiais, não são desenvolvidas dentro desse grupo. Tornando-se, então, o progresso científico alcançado por alguns um paradoxo proporcionado pela degradação ambiental e, consequentemente, pela autodestruição da espécie em diversas áreas do mundo. Portanto, o progresso científico e social alcançado nos séculos XVIII e XIX é de grande relevância para o desenvolvimento da conduta cidadã, econômica e moral atual. Para que haja um melhor aproveitamento por todos é necessário ação dos governos à implantação da educação contextualizada com os fatores de desenvolvimento, sejam eles a tecnologia ou a dinâmica entre diferentes culturas. ONGs devem promover projetos de atividades educativas, dando conhecimento e promovendo atitudes conscientes àqueles excluídos pelo sistema global. A sociedade precisa buscar por políticas públicas que dinamizem as relações sociais, dando oportunidades à massa. Logo, a moral poderia se afirmar com o amplo progresso sociocientífico.