Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: O processo adotivo no Brasil: conquistas e desafios

Redação enviada há mais de 1 ano por usuário anônimo.


Segundo a perspectiva de Mahatma Gandhi: " Temos de nos tornar a mudança que queremos ver". Analisando a sociedade brasileira que, em 2015 já abrigava 5000 crianças nos centros de adoção, percebe-se a necessidade pelas mudanças clamadas por Gandhi. No decorrer do século XXI, a quantidade de crianças que sonham em ter uma família aumentou consideravelmente e, ainda que existe 6 adotantes para cada adotado, o número de guardas concedidas tem diminuído . A preferência por bebês, bem como o preconceito racial, tem contribuído para o "inchaço" nas casas de adoção.
Em primeiro lugar, cabe ressaltar que o preconceito racial ainda existente nesse sociedade que se diz ser evoluída, é fruto do processo de inferiorização ocorrido com os negros no período escravocrata. Ainda hoje, as pessoas tem dificuldades por serem empáticas com os negros e isso tem refletido diretamente no processo adotivo. Cerca de 67% das crianças são negras e apenas 11% da população não se recusa a adotá-las.
Outrossim, a exigência pela faixa etária tem acarretado na diminuição das adoções dos últimos anos. Grande parte da população tem receio em adotar crianças acimas de 10 anos, visto que muitas delas já carregam uma bagagem familiar e tem medo que isso propicie à alteração comportamental dos mesmos. Além disso, a demora pelo parecer da guarda provisória também tem dificultado o processo adotivo, uma vez que são necessários cerca de 2 anos para que a guarda seja dada ao indivíduo que pretende adotar.
Pode-se concluir, portanto, que o processo adotivo no brasil está cada vez mais burocrático e fragilizado. Buscando resolver isso, é necessário que o processo jurídico conceda a guarda provisória com mais rapidez, aumentando a quantidade de adoções e reduzindo o tempo para que o mesmo ocorra. Além disso, é necessário que a mídia, juntamente com as ONGs responsáveis por cuidados infantis, realizem projetos de conscientização, despertando a vontade pela adoção nas pessoas, e diminuindo a preferência por cor de pele. Desse modo, o número de crianças adotadas aumentará, fazendo-se cumprir a perspectiva de Gandhi, e as crianças finalmente terão a alegria de ter uma família.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018