Título da redação:

O FENÓTIPO IMPORTA?

Tema de redação: O processo adotivo no Brasil: conquistas e desafios

Redação enviada em 15/07/2016

O racismo e o preconceito fora enraizado culturalmente na sociedade brasileira a cerca de 400 anos, e difundidos até hoje com frases como a de Karl Marx afirmando que o “homem é produto do meio”, predestinando um ser e ofuscando sua essência, o valor único de cada humano. Tais pensamentos culturais são refletidos às crianças, que não conseguem agradar por carregar consigo estereótipos. Existem no Brasil cerca de 6 mil crianças na fila da adoção, e um número 5 vezes maior de pais aptos a adota-las, mas grande parte das crianças não se encaixam aos padrões exigidos por quem as quer adotar. Em um panorama onde 70 por cento das crianças são negras, um pouco menos da metade dos pais dispostos à adoção exigem apenas crianças brancas, expondo que grande parte do processo de escolha das crianças está baseada em uma seleção racista, seja um racismo próprio ou até receio de sofrer questionamentos inconvenientes de amigos ou familiares, questionamentos sobre o porquê da escolha. Tais preferências ficam mais seletivas ao entrar no âmbito da idade da criança, pois é sabido que grande parcela das 6 mil crianças aptas a adoção vem de setores vulneráveis da sociedade, em que mais um preconceito estereotipado recai ao julgamento dos pais. Justamente por já terem uma mente influenciável, crianças mais velhas são escanteadas durante a seleção adotiva. Muitos pais tendem a achar que por certas crianças terem vindo de famílias pobres, vivido às margens da sociedade, tais crianças terão propensão a se tornarem pessoas de má índole, violentas ou o que mais a mente preconceituosa do seletor puder imaginar. Dito isso, é notável que muitos pais se interessam pelo processo de adoção, justamente por ser democratizado e legal, de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), mas muitos pensamentos devem ser descontruídos. O racismo no ser humano pode ser enraizado pela própria família e deve ser combatido pela educação escolar, não jogando filhos contra pais, mas estimulando as crianças do ensino fundamental a reconheceram que de fato existe racismo no Brasil, que jovens, adultos e idosos sofrem diariamente por um motivo que deveria ter sido superada à séculos. Sendo através de tais aulas de cidadania que estereótipos de que o ser humano tornara-se apenas uma copia de seus adjacentes, e nada mais, será desestruturada. Karl Marx pode ter sido importante a sua época, mas hoje muito de seus pensamentos, ainda difundidos, devem ser combatidos.