Título da redação:

Manipulação de comportamento do usuário pelo controle de dados a iternet

Tema de redação: O problema do uso excessivo da tecnologia entre os brasileiros e suas consequências

Redação enviada em 05/11/2018

Em decorrência da internet, criou-se um novo espaço na qual as pessoas possui a possibilidade de comunicarem-se com outros indivíduos, comercializarem e in formarem-se. Dessarte, muitas empresas percebendo esse fluxo nesse novo meio, desenvolveram medidas para registrar e personalizar tendências, com objetivo de atrair o público, de modo a eles sempre retornarem ao ambiente virtual dessas empresas, constituindo com isso um ciclo vicioso em que cidadãos tendem a se informa e comercializar na mesma fonte. Isso sucede, pois ocorre um fenmêno denominado pelo pesquisador David McRaney de "Efeito Halo" em ue atrbutos positivos de uma marca ou pessoa incrementa nos cidadãos uma percepção de varias outras boas características. Destarte, é por isso que empresas gastam muito dinheiro com coleta de dados, de forma a alterar seus produtos ou convidando celebridades na qual seu público se identifica para que esses indivíduos continuem consumindo ainda mais delas. Ademais, segundo o pesquisador Daniel Gilbert, no livro "O que nos faz felizes", em uma ambente como a internet em que a uma diversidade de opções, muitas veezes os indivíduos criam argumentos,como forma de defender determinada empresa, mesmo que tais argumentos não queiram dizer nada, apenas uma forma em que cidadãos com pouca informação encontram parase entireem cnfortáavel diante de uma poss´vel escolha errada. Dessa forma, é de extrema importancia ao Ministério da Educacação por meio da instituições de ensino implantar projetos com foco em debates entre o corpo docente e dicente sobre como o meiovirtual influência a tomada de decisões tant como consumidor quanto cidadão, além da ética de coleta de dados, tendo como intuito levantar argumentos e contrpor em relação a determinadas empresas. com objetivo dos estudantes se informarem de diferentes fontes e a escola desenvolverem cidadãos e consumidores cientes de seus attos.