Tema de redação
O problema do deficit habitacional no Brasil

Podcast sobre o tema

Semanalmente nossa equipe prepara um podcast com análises sobre o tema proposto.

Textos motivadores

Texto 1

O termo déficit habitacional é utilizado para se referir ao número de famílias que vivem em condições de moradia precárias. Esse déficit está associado às moradias que estão em risco, e que se necessita de uma nova construção, o que é diferente de moradias inadequadas, que estão associadas à qualidade de vida da pessoa no local, como a falta de água potável, recolhimento de esgoto, acesso à energia elétrica, telefonia fixa, recolhimento de lixo, entre outros fatores que interferem na qualidade de vida da população. O déficit habitacional se refere à necessidade física de novas moradias para a solução de problemas sociais e específicos de habitação, e é calculado a partir de quatro componentes, esses somados de forma em sequência para que haja uma compreensão dos parâmetros que envolvem a necessidade das novas habitações.

O primeiro componente do déficit habitacional é em relação às habitações precárias, os domicílios precários, que consideram os domicílios rústicos e os domicílios improvisados. O segundo componente do déficit habitacional é a coabitação familiar, que considera os cômodos e a as famílias secundárias que convivem juntas e necessitam de novas moradias.O terceiro componente do déficit habitacional é o ônus excessivo do aluguel urbano, que corresponde às famílias urbanas que ganham como renda familiar até três salários mínimos, que vivem em moradias alugadas com valor de 30% de sua renda, ou seja, pagam cerca de 30% de sua renda no aluguel do imóvel. O quarto e último componente do déficit habitacional é o adensamento excessivo em domicílios alugados, que corresponde aos domicílios alugados que tem mais de três moradores por dormitório.

Fonte: https://www.infoescola.com/geografia/deficit-habitacional/

Texto 2

Déficit habitacional é grande no Brasil. Existem milhões de famílias que não possuem condições habitacionais adequadas. Nas grandes e médias cidades é muito comum a presença de favelas e cortiços. Encontramos também pessoas morando nas ruas, embaixo de viadutos e pontes. Nestes locais, as pessoas possuem uma condição inadequada de vida, passando por muitas dificuldades.

Fonte: https://www.suapesquisa.com/religiaosociais/problemas_sociais.htm

Texto 3

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.   (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 90, de 2015)

Art. 21. Compete à União:

XX – instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos;

Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

IX – promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico;

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

Texto 4

Lançado em 2009 para oferecer moradia para a população, o Programa Minha Casa, Minha Vida pouco contribuiu para reduzir o déficit habitacional, principalmente entre a população de baixa renda.

Além da falta de moradias, existe também o déficit habitacional qualitativo (residências, próprias ou não, com carência de infraestrutura básica ou de regularização fundiária). Em 2014, de acordo com a Fundação João Pinheiro, havia 11,3 milhões de famílias morando em locais com falta de iluminação elétrica, rede geral de abastecimento de água, rede de esgotamento sanitário e coleta de resíduos sólidos.

Os números são ainda mais alarmantes se vistos na perspectiva do número de pessoas que vivem nessa situação. O IBGE estima que cada família brasileira possua, em média, 3,3 pessoas. Dessa forma, em 2014, mais de 57 milhões de brasileiros viviam em condições inadequadas.

Fonte: http://www.portaldori.com.br/2018/02/21/minha-casa-minha-vida-nao-reduziu-deficit-habitacional-afirma-estudo/

Texto 5

charge-do-jotapc3aa-para-chargeonline-com-br

Fonte: https://linhaslivres.wordpress.com/2013/11/26/charge-do-jotape-deficit-habitacional/

 

Redações de exemplo sobre o tema O problema do deficit habitacional no Brasil

Leia as redações já enviadas para este tema.

Desconstruindo injustiças

De acordo com Albert Camus, escritor argelino do século XX, se houver falhas na conciliação entre justiça e liberdade...

Leia a redação completa

Redação sem título.

O desordenado processo de urbanização iniciado no Brasil no século XX, decorrente da industrialização necessária à in...

Leia a redação completa

Redação sem título.

A problemática da falta e/ou precariedade das moradias constitui-se como um dos principais fatos sociais que faze...

Leia a redação completa

Redação sem título.

O problema de moradia no Brasil não é recente, a ocupação de áreas inadequadas e o surgimento das primeiras favelas ...

Leia a redação completa

Redação sem título.

"A civilização não suprime a barbárie, aperfeiçoa-a". O pensamento do Voltaire, filósofo iluminista do século XVIII, ...

Leia a redação completa