Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: O preconceito linguístico no Brasil

Redação enviada em 28/11/2017

Sabe-se que o Brasil, no início de sua formação, foi habitado por povos de diversas origens, o que fez da língua do país possuir uma cultura linguística diversificada. No entanto, mesmo munido desse fator histórico, o preconceito entre as diferentes formas de falar são, infelizmente, depreciadas por algumas pessoas. Dessa maneira, esse assunto merece atenção, uma vez que não apenas é uma forma de desrespeito, como também de atraso cultural. Primeiramente vale ressaltar que, o desrespeito contra a diversidade linguística no Brasil ocorre frequentemente. Nesse sentido, algumas causas estão relacionadas à baixa alfabetização, regionalidade, divergências culturais e sociais. Como exemplo, pode-se mencionar a população do nordeste do país, que possuem um sotaque característico de sua região e acabam sofrendo preconceito por isso. Ademais, muitas pessoas que migram dessas regiões para outras acabam sendo excluídas socialmente, apenas por falarem de forma diferente. Isso deve mudar. Além disso, outro aspecto que merece atenção é quanto ao atraso cultural do país enquanto perdurar esse problema. Nesse sentido, o que deveria ser motivo de orgulho acaba se tornando um preconceito e contribuindo para um regresso cultural. Sendo assim, se voltássemos ao tempo da colonização do Brasil, num momento em que o país recebia pessoas de diversas nacionalidades e em suas “bagagens” traziam suas culturas, línguas e tradições, o que seria do país? Sinceramente, um emaranhado de preconceitos e exclusões. Verdadeiramente, o brasileiro não deve tratar suas culturas e tradições de maneira depreciativa e sim saber valoriza-las. Em suma, o preconceito linguístico no Brasil é evidente entre sua sociedade. A fim de que esta caótica questão seja elucidada, as escolas e entidades de ensino devem trabalhar essa questão. A fim de que isso ocorra deve-se inserir, desde o primário, matérias que abordem as diferenças linguísticas no país e ensinar que essas diferenças são motivo de orgulho para o país e que o respeito é uma questão que envolve educação. Sendo assim, uma vez por semana, a matéria poderá ser ministrada para os alunos, inclusive com avaliações mensais, para verificar o rendimento dos discentes. Assim, esta questão será minimizada no país, recebendo o seu devido valor.