Título da redação:

O Brasil e seus dialetos

Tema de redação: O preconceito linguístico no Brasil

Redação enviada em 01/08/2018

O Brasil, país de proporções continentais, apresenta uma pluralidade cultural que é evidenciada nos dialetos locais de cada região. Entretanto, o preconceito linguístico é um problema que acompanha a sociedade brasileira ao longo dos anos, refletindo, por consequência, outras desigualdades sociais. Desse modo, é necessário discutir os fatores que fortalecem a reincidência desse obstáculo arcaico. Em primeiro plano, é preciso analisar os pilares do preconceito linguístico, destacando o seu papel decisivo na exclusão de determinados grupos sociais. Nesse contexto, essa discriminação nasce da ideia de que existe uma única língua portuguesa correta, a norma culta, restrita a grupos que possuem condições favoráveis de aprendizado. Além disso, os fatores econômicos se destacam quanto ao acesso à educação, tornando-se privilégio de classes com grande disponibilidade financeira. Assim, observa-se que o preconceito linguístico é interconectado com outros processos discriminatórios. Vale ressaltar, também, que não há, portanto, como falar de preconceito linguístico sem falar de regionalismo. De fato, o menosprezo por oriundos do nordeste brasileiro, local onde há forte marca de regionalismo no dialeto, é perceptível nas camadas sociais. Nessa perspectiva, observa-se uma caricatura, enraizada nos meios de comunicação, de como o nordestino se comporta linguisticamente, com personagens quase sempre semelhantes e com expressões repetitivas. Faz-se necessário, por fim, exaltar o caráter multicultural linguístico do Brasil e aprender a conviver com as diferenças regionais. Primeiramente, o Governo, em parceria com o Ministério da Educação, deve estabelecer na base curricular das escolas públicas e privadas, o ensino amplo das variedades linguísticas do país, a fim de minimizar o senso comum de que existe apenas uma forma correta de se expressar. De modo complementar, o Ministério da Cultura deve veicular campanhas publicitárias nas grandes mídias denunciando esse problema, dando ênfase ao regionalismo sem fortalecer estereótipos.