Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: O legado da Copa no Brasil: positivo ou negativo?

Redação enviada em 26/08/2017

Quando confirmou-se que o Brasil sediaria a Copa do Mundo, a economia do país estava em ascensão, bem como havia a grande expectativa pela oportunidade de atrair investimentos e aquecer o mercado do turismo. Da longínqua cerimônia de escolha do país sede até a data de realização do evento muita água passou sob a ponte e as expectativas boas e ruins converteram-se em uma realidade complexa. A crise ética que paira sobre o universo político fomentou preocupação para os cidadãos desconfiados com a possibilidade de ocorrer corrupção envolvendo os grandes valores destinados à construção das arenas e obras de infraestrutura urbana para o evento. Tal desconfiança infelizmente está justificando-se, visto que investigações criminais em curso estão por confirmar o envolvimento ilícito entre políticos e setores empresariais que conduziram a preparação parq o evento. Ademais, o temor envolvendo a baixa retribuição para a sociedade como um todo que o possível "legado" traria também parece confirmar-se, sobretudo aos cidadãos que tiveram seus endereços forçadamente alterados devido à construção de infraestrutura, caso observado em grande parte das cidades-sedes. Para piorar, nem mesmo a seleção compensou, sendo vergonhosamente goleada nas quartas de finais traumatizando o orgulho do "país do futebol". Entretanto, ao menos durante o evento não ocorreram grandes imprevistos e em geral o país deixou uma boa impressão para o resto do mundo, mas ainda insuficiente frente ao potencial turístico das nossas terras e mares, que deveria ser ainda mais aproveitado. Para que desfrutemos melhor de um legado da Copa, seriam necessários projetos importantes. As arenas construídas devem servir para fomentar o esporte em suas regiões. Para isso deveriam ser fornecidos incentivos fiscais aos clubes esportivos para investirem em categorias de base. Aliás, o preço dos ingressos deve ser baixo para garantir adesão de público às competições disputadas. Para atrair mais turistas ao país, o Ministério do Turismo podia utilizar-se melhor da boa impressão que o evento deixou internacionalmente promovendo campanhas publicitárias nos canais de comunicação de outros países.