Título da redação:

O ensino da história e cultura africana no Brasil

Tema de redação: O ensino da história e cultura africana no Brasil: conquistas e desafios

Redação enviada em 11/07/2016

Não deixa de causar estranheza, para todos nós que vivemos no século XXI, num mundo marcado por grandes avanços na área da educação , somente em 2003 entrar em vigor a lei garante a obrigatoriedade do ensino da história e cultura negra no Brasil - questão que deveria ter sido resolvida desde a promulgação das diretrizes e bases da educação nacional. Hoje, não temos mais como ignorá-la. Era um absurdo o fato da não obrigatoriedade do ensino da história e cultura da africana no país, haja vista que na composição do Brasil, os negros e pardos representam mais da metade da população, alem de contribuirem para formação da cultura da nação. Desse modo a criação dessa lei possivelmente ajudará a promover a inclusão da população negra de modo a realizar justiça social, diminuindo a discriminação social para com essas pessoas. Salienta-se que, a criação desta lei, bem como o seu cumprimento, se faz indispensável , pois de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU ), há relação direta entre a falta conhecimento e cultura da nação, com o aumento da discriminação e exclusão dessas pessoas. Há de se falar também que o ensino da história da África no Brasil, de acordo com as ciências sociais, é uma questão,acima de tudo, sociopolitica, por envolver toda sociedade. Sendo assim, a partir do momento em que não é ensinada a história africana no país, a almejada inclusão social do negro se torná ilusória . Portanto, é necessário ampliar o estudo e pesquisas sobre a população negra, a fim de reduzir as desigualdades evitando a discriminação contra a cultura negra no Brasil. Vale ressaltar, de todo modo, que a lei que garante a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana no Brasil, para se fazer cumprir, será indispensável enfatizar nas faculdades, o aprendizado da cultura negra para os futuros professores do ensino fundametal e médio,pois esses compõem um dos pilares básicos da formação do cidadão.