Título da redação:

Deixando as sombras

Tema de redação: O drama de crianças desaparecidas no Brasil

Redação enviada em 28/07/2018

Sobre o Iluminismo, entende-se que a sociedade progredirá quando seus cidadãos se mobilizarem com os problemas uns dos outros. No entanto, quando se observa o drama de crianças desaparecidas no Brasil, subentende-se que esse ideal iluminista é tido na teoria e não desejavelmente na prática, e a problemática segue imersa à realidade do país. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências de tal postura negligente para a sociedade. É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam diretamente ligadas ao problema, visto o não cumprir do direito à segurança do cidadão estabelecida pela carta magna – em 1988. À vista disso, em 2005 foi realizada a emenda constitucional por meio da lei 11.259, com intuito de minimizar os casos de desaparecimentos de crianças e adolescentes ao determinar imediata investigação após a denúncia do desaparecimento, aumentando as chances de êxito. Concomitantemente à lei, verifica-se como órgão mobilizador à causa, a Associação Brasileira de Busca e Defesa a Crianças Desaparecidas (ABCD), voltada inteiramente à conjuntura que o país enfrenta no intuito de minorar as vítimas por desaparecimento. Segundo o sociólogo Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar, dotada de exterioridade. Assim, esse fato social legitima o errôneo senso comum, o qual acredita que o problema sempre acontecerá com outras pessoas, delimitando o número de participantes ativos à causa dos desaparecimentos de crianças brasileiras. Outrossim, age como impulsionador dos entraves, o descuido dos responsáveis ao deixar crianças e adolescentes andarem pelas ruas, navegarem em sites desconhecidos e participarem de eventos sem adequada proteção familiar, considerando que os desaparecimentos acontecem, muita das vezes, sem explicação ou vestígios - como publicado na página digital Odia.ig. Partindo desse panorama, fica claro a premência da intervenção governamental com apoio social. Segundo filósofo grego Aristóteles, a política, por meio da justiça, deve alcançar o equilíbrio social. Nesse sentido, convém instituir nas escolas e ONG’s educacionais, mediante o poder outorgado ao Ministério da Educação (MEC), palestras didáticas por professores e psicólogos, orientando os perigos em potencial que crianças e jovens correm ao andarem sozinhas pelas ruas ou navegarem em sites sem devido conhecimento e consentimento dos responsáveis, viabilizando conhecimento para autoproteção desses indivíduos. Ademais, o Ministério da Justiça (MJ) deve incrementar o número de agentes policiais que fazem o trabalho ostensivo nas ruas, por meio de verbas arrecadadas nos municípios, dificultando os atos criminosos tangíveis aos desaparecimentos de civis no país, afim de que o tecido social se desprenda de certos tabus e medos, e deixe de viver a realidade das sombras ao promover o êxodo da caverna de Platão.