Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: O discurso de ódio nas redes sociais e seus fatores impulsionadores

Redação enviada em 24/03/2018

O fácil acesso à interne, nos dias atuais, é de grande influência para casos como o ódio nas redes sociais; Facebook, Instagram e WhatsApp. Logo, entre os grandes fatores motivadores para esse ódio, é notícias falsas “Fake News”, incitando o ódio contra pequenos grupos sociais, por exemplo, religiosos, gays e negros. Além disso, a usuários anônimos, que se aproveitam por não ter suas fotos no perfil para propagar a discórdia contra grupos menores socialmente. Recentemente, a senhora Randi Zuckerberg, irmã do dono da Facebook, Mark Zuckerberg, foi entrevistada pela revista Veja, segundo o fator da quantidade de usuários anônimos, ela respondeu de tal forma, “O anonimato é algo que precisa acabar”. Visto isso, fica claro que os perfis anônimos causam aos demais usuários, como ofensas em rede pública, distorcendo a verdade para a incitação do ódio contra tal grupos, por exemplo, aos negros, gay e religiosos, que esses usuários falsos se aproveitam para atacar livremente grupos menores sociais. Outrossim, são as notícias falsas, o “Fake News” como são chamadas no meio social, as mesmas têm como objetivo influenciar de modo negativo os usuários, ademais, as menores páginas que divulgam notícias falsas contra grupos menores na sociedade e até mesmo, contra políticos que não defende sua ideia, e as que tem menos credibilidade comparado com ás grandes empresas de notícia. Contudo, são as notícias mais imoderadas que ganham compartilhamento, assim ganhando proporção nas redes, e provocando a onda de ódio contra tal vítima. Além disso, Martin Luther king cita uma frase no seu tempo, mas que é relevante a esse caso, “ Toda hora é hora de fazer o que é certo”. Portanto, medidas para resolver esse impasse devem ser tomadas. Os respectivos donos das grandes redes sociais devem estar em parceria com o Ministério da Segurança e Ministério dos Direitos Humanos, para o aumento de fiscalização dos perfis falsos, com os proprietários das redes dando total orçamento e apoio ao MS, para que possa investigar os perfis e encontrar o criminoso por trás das telas, para o cumprimento da devida pena diante da justiça. Também, o ódio por meio de notícias falsas é de grande dimensão, a medida a ser tomada é o engajamento das redes sociais com as grandes empresas oficiais de notícias. Nesse contexto, seria cobrado uma taxa mensal das mesmas para a divulgaçao de artigos, e para que possa manter as pequenas páginas neutralizadas a respeito de noticias falsas.