Título da redação:

O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?

Tema de redação: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?

Redação enviada em 01/05/2018

A constituição de 1988 permite que qualquer pessoa, a partir dos dezesseis anos, exerça o direito de votar, a fim de escolher os melhores representantes para governarem o Brasil e os estados dele. Contudo, o alto índice de corrupção e a baixa presença de movimentos sociais com finalidades de engajamento político levam os cidadãos a uma insatisfação política. A priori, é válido ressaltar a alta presença da corrupção na política brasileira como um fator desestimulante à escolha de um outro governante. Segundo Aristóteles, o homem criou a política para buscar na sociedade uma moral social e, por conseguinte, depois que alcançada ela, procurar estabelecer a felicidade. Dessa forma, observa-se que a realidade da política brasileira diverge do pensamento do filósofo, com a presença de políticos que praticam atos de corrupção, como o caso do Lava Jato, levando a população a uma insatisfação política e, posteriormente, a não exercer o ato de votar. A posteriori, verifica-se que a mínima existência de movimentos sociais que visem um engajamento político contribui para que não haja uma mudança na política. Conforme o filósofo Habermas, a razão comunicativa consiste em um debate na sociedade, o qual tem como objetivo chegar a um acordo que pretenda dar o melhor para os cidadãos. Adjacente a isso, tem-se que a baixa realização de movimentos sociais retarda a prática da razão comunicativa, dificultando uma conclusão sobre o melhor voto para o país. Destarte, é mister a potencialização de medidas para contornar essa realidade. Para tanto, cabe ao Ministério da Justiça prender, por meio de investigações, os políticos que praticam a corrupção no Brasil, visando acabar com ela e, posteriormente, instigar a população a se fazer mais presente na política. Outrossim, é de suma importância que a mídia incentive, mediante propagandas nas redes sociais, o povo a realizar movimentos que tenham como proposta uma discussão para deliberar o melhor para o país, objetivando que a sociedade saiba escolher, na hora da votação, o governante que administre bem os recursos do Brasil. Assim sendo, o direito de votar irá fazer mudanças que o país precisa.