Título da redação:

Era de extremos

Tema de redação: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada em 10/06/2015

EM 1990, a Organização Mundial da Saúde lançou seu primeiro documento retratando as mudanças climáticas mundiais. Como parte deste todo, o Brasil também enfrenta desafios como problemas com a agricultura, a migração em massa de pessoas e desastres ambientais. Como decorrência do aumento da temperatura global, temos de lidar com os problemas que surgem na agricultura, seja devido à enchentes ou a épocas de secas extremadas. Isso reforça a Teoria Populacional Malthusiana: com a população crescendo mais do que a produção de alimentos, a população mundial tende a uma redução devido à falta de alimentos disponíveis. Além disso, quando suas regiões enfrentam problemas climáticos, massas demográficas tentem a migrar para outras localidades. Consequentemente, os lugares que recebem essa população têm de enfrentar dificuldades sociais, como na educação e na saúde, por exemplo, por não estarem estruturalmente preparados para atender a esta nova demanda. Outra preocupação consoante são os desastres ambientais, tais como desertificação da Amazônia, aumento do nível do mar devido ao derretimento das geleiras, enchentes e outros. Os referidos fatos afetam não só a humanidade, mas toda a biodiversidade. Proposta por Clementes, a Teoria da Comunidade Clímax retrata a busca pelo equilíbrio para que o ecossistema funcione como um todo, mas, se uma única espécie for extinta, isso afeta a toda uma cadeia alimentar, até que a nossa própria também o seja, ameaçando nossa espécie. Em vista dos argumentos apresentados, notamos os graves riscos que o Brasil corre com as mudanças climáticas. Essa elevação do clima ocorre principalmente devido à poluição desenfreada, de como, por exemplo, gases do efeito estufa. Assim, é imprescindível a criação de fiscalização de indústrias, associada à multas, para a redução do lançamento de gases como dióxido de carbono e metano na atmosfera, e pautar assuntos como poluição, preservação e meio ambiente como obrigação no currículo de todas as escolas, para termos indivíduos mais cidadãos e mais conscientes.