Título da redação:

O desafio da alimentação saudável: luxo para poucos ou hábito acessível?

Tema de redação: O desafio da alimentação saudável: luxo para poucos ou hábito acessível?

Redação enviada em 23/05/2018

Durante as expedições dos navios negreiros, a alimentação era precária, em que eram servidos farinha e água para os tripulantes, não sendo suficiente para uma boa saúde, devido essas pessoas apresentarem fraqueza física. Desde então, ficou evidente que a alimentação saudável deve fazer parte da nutrição humana. Entretanto, não somente o consumo excessivo de alimentos industrializados, como também a cultura brasileira, enfatiza o mau hábito alimentar. Pode-se apontar como um empecilho a alimentação saudável, o consumo de alimentos industrializados, marcados por altas concentrações de açúcares, gorduras e calorias. Esses fatores desencadeiam inúmeras doenças como o câncer, a diabetes e a obesidade. O consumo dessas substâncias diminui a quantidade de nutrientes essenciais para um organismo saudável, causando consequências irreversíveis no corpo humano, como o derrame. Outrossim, com a Primeira Revolução Industrial, a jornada de trabalho era extensa, e o trabalhador não tinha tempo para fazer uma alimentação recomendada. Atualmente, esse problema ainda persiste na sociedade. Segundo o jornal A Gazeta, mais da metade dos entrevistados se apropriou da justificativa da falta de tempo para não se alimentar corretamente. Além disso, por esse fator estar enraizado na cultura do país, estimula o consumo de industrializados, por ser mais prático e rápido, causando o mau habito alimentar na população. Entende-se portanto, que a sociedade brasileira necessita que o Governo Federal, junto com a Anvisa, promova campanhas publicitárias evidenciando para a nação não somente os riscos do consumo de industrializados, como também, divulgue práticas saudáveis, como exercícios regularmente. Sem contar que, é de suma importância que as escolas, junto com os pais, reforcem o benefício da ingestão de frutas e verduras, por meio do diálogo com as crianças.