Título da redação:

"Ciberativismo": a inovação dos tempos

Tema de redação: O ativismo social e a repercussão cultural, política e social nas redes digitais.

Redação enviada em 23/10/2016

Entende-se que redes sociais, de forma abrangente, facilita o contato entre as pessoas. Essa ferramenta transformou-se em um importante meio de divulgação de expressões ideológicas, reuniões, passeatas e protestos que tem ocorrido em grande escala na atualidade. Há, porém, um ponto a ser destacado: uma parcela dessa população está inerte a tais inovações, e de certa forma deixam de ser protagonistas de uma causa. Pode-se evidenciar o "ciberativismo", que é uma forma de mobilização mais democrática que os meios de comunicação de massa tradicionais, pois qualquer pessoa pode ter acesso usando a internet. O ativista participa de fóruns, grupos de discussões, atos públicos podendo enviar mensagens para representantes políticos e autoridades. Cobrando de forma equânime as obrigações desses que são representantes da sociedade. É válido considerar, ainda, que a influência que essas redes sociais estão provocando ao redor do mundo, algumas vezes não atingem o objetivo proposto, salienta o sociólogo espanhol, Manuel Castells: "não basta apenas criticar na internet, é necessário que o movimento seja visível", ou seja, a inércia do indivíduo que só se revolta atrás de um computador não é saudável para tais movimentos sociais. Um exemplo a ser destacado ficou explícito nas próprias manifestações próximas à votação do impeachment da presidenta no Brasil: o movimento social era imensurável; a presença nas ruas, porém, era mínima. Fica claro, portanto, que, apesar de ser um grande instrumento nas reivindicações populares, a internet pode desorganizar os movimentos, deixando-os pouco eficientes. Para resolver esse problema, os meios de comunicação e as ONGs, em parceria, podem promover programas, comerciais de TV, mostrando a necessidade de se manifestarem presencialmente, com propostas concretas para fortalecer os mesmos. Além disso, a escola pode trabalhar, com discussões e aulas temáticas, provocando no indivíduo a vontade de deixar de ser coadjuvante tornando-o personagem principal na luta pelos seus ideais e assim alcançar os sonhados direitos sociais garantidos pela nossa Constituição Federal.