Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: O acesso à produção cultural em questão no Brasil

Redação enviada em 10/07/2017

É possível afirmar que, a cultura é definida pelo complexo de conhecimentos sobre dança, culinária, leis, hábitos sociais e morais adquiridos pelo ser humano através do tempo. Desse modo, percebe-se que obter acesso a cultura faz com que nos tornemos haptos a entender o contexto em que estamos inseridos. No entanto, ainda persiste a dificuldade em ter acesso a produção cultural no Brasil. Nesse contexto, há dois fatores que não podem ser negligenciados, como a ausência de incentivos para participação cultural e a maximização da tecnologia usada indevidamente. Em primeira análise, cabe pontuar que desde o princípio das civilizações, na Idade Média e, posteriormente, no Período Colonial, a cultura era retida às classes denominadas superiores: o clero e a nobreza. Todavia, em pleno século XXI, esta ainda não se faz completamente democratizada e acessível à toda população. Comprova-se isso por meio do elevado custo de livros e ausência de bibliotecas, cinemas e teatros por todo território brasileiro, principalmente, nas regiões mais pobres. Dessa forma, vê-se que é preciso ampliar atividades de leitura, audiovisual, dança, dentre outras, com maior prioridade, no contexto educacional. Ademais, convém frisar que, com o advento da tecnologia, muitos jovens não buscam mais ter acesso aos livros , museus e teatros, pois, na maioria dos casos, se prendem as redes sociais e aos jogos eletrônicos. Podendo gerar, consequentemente, o esquecimento cultural para as gerações posteriores. Apesar da suma importância dos meios tecnológicos, quando o líder Gandhi diz que futuro dependo do que fazemos no presente, parece fazer alusão que seria negligente deixar que relatos históricos e culturais se percam paulatinamente. Para atenuar esse cenário caótico, portanto, o Ministério da Educação e Cultura devem ampliar o projeto 'Vale-Cultura' em escolas públicas de periferia, principalmente, desse modo, torna mais acessível à sociedade a busca pelo teatro, livros, e museus. Justamente, o Ministério da Fazenda deve direcionar uma porcentagem maior dos impostos para projetos como esse, visando maximizar a inclusão cultural. Em consonância, por peças publicitárias, como propagandas, o Governo Federal deve incentivar a sociedade a irem aos museus nacionais, como o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e buscar leituras, inclusive pré-requisitadas em vestibulares, como os livros de Machado de Assis. Logo, por meios exitosos, a pátria educadora poderá mudar a realidade sócio-cultural do Brasil.