Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: O acesso à produção cultural em questão no Brasil

Redação enviada em 08/07/2017

No século XIX, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal, criou-se o primeiro teatro brasileiro. No entanto, o interesse na cultura não provinha de toda sociedade, mas apenas sua nata tinha acesso a tal recurso. O tempo passou, porém a realidade brasileira não alterou-se. Todavia, ainda nos deparamos com uma enorme desigualdade social quando o assunto é o acesso à produção cultural no Brasil. E, para resistir a essa problemática, é necessário enfrentá-la. Para tanto, precisamos compreender que o ser humano é um ser cultural. Afinal, é na cultura que se expressam as nossas normas sociais, sendo, por meio dela, a maneira com que nos comunicamos. Portanto, não ter acesso a cultura implica na falta de diálogo entre os integrantes da sociedade. Dessa forma, o dado, fornecido pela Unesco, de que mais de 70% dos brasileiros jamais assistiram uma apresentação de dança torna-se frustrante à história de um país pluricultural, como é o nosso. Segundo o filósofo Immanuel Kant “o homem é aquilo que a educação faz dele”. Logo, a camada infanto-juvenil de baixa renda que não é estimulada a interagir socialmente por meio da cultura, ao crescer, não demandará por este recurso. Contudo, outro problema enfrentado pelos brasileiros é que grande parte da população possui renda salarial abaixo de cinco salários mínimos. Assim, o dinheiro gasto com entretenimento aparenta ser algo supérfluo para esse setor social. Torna-se claro, pois, que, no Brasil, o escasso acesso à produção cultural deve-se a baixa renda financeira e falta de conhecimento da maioria da população brasileira sobre as adversidades de nossa cultura. Ademais, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Cultura deve aumentar o valor do Vale-Cultura de 50 para 150 reais, possibilitando um maior gasto das classes C,D e E com atividades culturais. Além disso, é imprescindível que o MEC forneça cursos extracurriculares gratuitos de cunho cultural em escolas públicas, levando a criança e o jovem de baixa renda a se desenvolverem ligados à nossa produção cultural.