Título da redação:

Esquecida política e socialmente

Tema de redação: O acesso à produção cultural em questão no Brasil

Redação enviada em 22/07/2017

O termo cultura, designia o conjunto de características sociais, religiosas, comportamentais, dentre outras, de determinado grupo de pessoas. Entretanto,há-se atualmente no Brasil, a sobreposição de uma cultura contemporânea popular, estimulada principalmente por setores económicos beneficiados por tal. Segundo os pensadores empiristas como John Locke, a construção do indivíduo advém de sua interação com o mundo externo. Dessa forma, o acesso à produção cultural, em sua totalidade, pelos brasileiros, é prejudicada pela fraca presença desta na realidade cotidiana destes. A princípio, pode-se citar a distância que as manifestações culturais apresentam do centro de valorização, tanto do governo quanto da população. Vê-se na maioria das cidades brasileiras a inexistência de museus, parques, teatros,cinemas, dentre outros, impossibilitanto o acesso da população à tais artes. Enquanto, principalmente nas capitais, é notório o número de espaços voltados à apresentações artísticas diversas que no entanto são pouco frequentados pelos moradores locais. À segunda análise, insere-se a responsabilidade da escola, como estrutura formadora da ética dos cidadãos. O filósofo grego Pitágoras reconhecera o papel da escola,ao dizer: "educai as crianças, para que não seja preciso punir os adultos". Dessa forma, as escolas deveriam sempre inserir valores culturais no cotidiano dos estudantes, para se ter a real valorização destes. Dessa forma analisada, conclui-se a deficiência da inserção das produções culturais diversas no dia-a-dia dos brasileiros, apelando por medidas para tal problemática. Medidas as quais,que para se efetivarem evem ser realizadas mutuamente em âmbito social e político. O Ministério da Cultura deve incentivar os governos dos estados e municípios brasileiros à construção de espaços voltados à apresentações culturais, bem como a realização de eventos públicos que incentivem a população à frequentar tais locais. Ao passo que as escolas brasileiras devem inserir em sua metodologia de ensino, a interdisciplinaridade,como aulas de musica, dança, teatro e outras, além de passeios escolares nos centros culturais das cidsdes em questão. Assim feito, ter-se-á a valorização cultural brasileira, e consequentemente o enriquecimento desta.