Título da redação:

Cultura reificada pelo dinheiro

Tema de redação: O acesso à produção cultural em questão no Brasil

Redação enviada em 07/10/2017

A vinda da família real portuguesa em 1808 ao Brasil, trouxe consigo a cultura europeia que na época era disponibilizada majoritariamente às elites. Logo, é resquício da colonização os aspectos que dificultam o acesso cultural. No entanto, esse não é o único fator, contribuindo para barreiras econômicas e a desvalorização dos artistas. Em primeiro plano, o meio econômico vigente na maioria dos países, o capitalismo, desenvolveu o pensamento do lucro aos empresários, sendo essa alcançado até por meio da cultura. Nesse sentido, a Industrialização Cultural, tese científica defendida por Adorno, mostra que acontece a reificação da cultura em produtos, retirando seu significado e é colocado no seu lugar um valor monetário de padrão elitista, destinado as classes média e alta. Assim, quem possui recursos financeiros têm cultura ao contrário das classes baixas que possuem a Bolsa Cultura, valor irrisório de R$50,00, insuficiente em comparação aos preços reais. Ademais, a cultura é o conforto à velhice, segundo Aristóteles. Em suma, é importante ao brasileiro, pois, a levará pela vida toda. Porém, é abandonada aos olhos do Estado e das empresas de modo que os artistas não possuem respaldo econômico a prática cultura, ou seja, sem estabilidade financeira, como mostra a pesquisa da UNESCO segundo a qual metade desses trabalhadores não têm carteira assinada. Consequentemente, o número de eventos disponíveis é limitado, sendo as opções oriundas de grandes e famosos artistas no qual a entrada é cobrada ingressos com preços elevados. Ficam claros, portanto, os empecilhos ao acesso a cultura no Brasil. Dessarte, a entrada franca deve ser o objetivo de cada evento para que o público não seja limitado pelo poder econômico e para isso parcerias com empresas privadas e auxílio da lei Roaunet devem baratear ou remover o custo de entrada a fim de que todos os cidadãos no território nacional tenham a oportunidade da mesma cultura. Além disso, as escolas públicas devem oferecer o espaço a pequenos artistas, fomentando o número de eventos pela cidade.