Título da redação:

Imobilidade urbana

Tema de redação: A mobilidade urbana no Brasil

Redação enviada em 26/11/2015

O direito à cidade, ou seja, a garantia atribuída à população de percorrer livremente pelo meio urbano e de utilizar os serviços públicos está atrelada a mobilidade urbana que piora a cada ano. Todo cidadão é livre para se locomover pelo território nacional, segundo o artigo quinto da constituição federal. Logo, a mobilidade urbana é um direito constitucional, porém o que há é o crescimento da imobilidade urbana devido ao inchaço urbano e a falta de políticas governamentais para a diversificação de transportes públicos. A falta de diversidade dos meios de transporte pode ser explicada por fatores como uma urbanização rápida e desordenada, e a falta de planejamento que existiu no Brasil. Isso ocorreu em decorrência de sua classificação de país subdesenvolvido, o que afetou o atual contexto da sociedade brasileira, a exemplo do inchaço urbano que aumenta a imobilidade urbana. O crescimento da imobilidade urbana afeta o direito à cidade, pois a utilização dos serviços públicos e o uso do meio urbano dependem da mobilidade dos cidadãos. Esse problema é visível em grandes centros urbanos como São Paulo, o qual possui engarrafamentos terríveis que limitam a pessoa ao acesso de seus destinos como um hospital, o que é preocupante, visto que uma ambulância precisa ter velocidade para salvar uma vida. Portanto, o crescimento da imobilidade urbana teve seu início no começo da urbanização do país que foi muito rápida, o que gerou aumento exagerado no índice de densidade populacional, formando grandes cidades “engarrafadas”. Tal fato poderia ser mudado com ações do governo a fim de diversificar os transportes públicos como metrôs mais rentáveis, mais bem localizados e em lugares que tenha mais fluxo de pessoas. Junto a isso, a proibição de determinados carros de circular em certos dias da semana poderia ser uma proposta de lei colocada em prática em todas as metrópoles nacionais. Logo, com a diversificação dos transportes públicos e essa proposta de lei colocada em prática beneficiaria todas as pessoas, pois estas obteriam menos horas no trânsito e menos casos de estresse e ansiedade.