Título da redação:

Engarrafados

Tema de redação: A mobilidade urbana no Brasil

Redação enviada em 25/03/2016

Ônibus lotados, linhas quilométricas de veículos pintam as avenidas do país com luzes vermelhas. Um morador de São Paulo, de acordo com O Globo, em 2013, demorava 45,6 minutos para se deslocar dentro da cidade, um crescimento de quase 20% desde 1992. Estamos sempre presos no trânsito. Durante a década de sessenta, Juscelino Kubitschek manobrava o carro-chefe do país na época, a política desenvolvimentista aberta ao capital externo. A chegada das multinacionais automobilísticas como Ford e General Motors em território brasileiro aliadas a construção e ampliação de rodovias no sudeste criavam um cenário perfeito. O veículo e a gasolina também barata, contribuíam para um sistema flexível, seguro e que cabia no bolso. Entretanto, mais de cinquenta anos depois, o cenário não é mais o mesmo. Cidades superlotadas que não conseguem suprir a demanda em transporte público acabam ilhando moradores periféricos e sitiando aos mais centrais, visto que o engarrafamento impossibilita o direito à cidade. As vias obstruídas montam a paisagem do país e alertam sobre a cultura do individual. De 2014 para 2015, de acordo com a OICA, Organização Internacional de Construtores Automobilísticos, o país ainda ocupava a 8ª posição entre maiores produtores de carros do mundo. E, apesar de em 2013 entrar em vigor a Lei da Mobilidade Urbana, que exige a apresentação de um Plano Diretor de todas as cidades do Brasil, continuamos parados. A falácia da resolução de curto prazo para o problema mobilidade caminha ao lado de governos descontínuos. O transporte público deve se tornar multimodal e integrado, com adoção e ampliação de malhas metroviárias, VLTs e BRTs, aprimoramento de projetos cicloviários e ferroviários. Também se faz presente a necessidade de campanhas governamentais que incentivem o uso do meio público, fazendo da condução privada especial para eventualidades, como micro-ônibus e táxis responsáveis por deslocamentos mais curtos. Só assim, seremos um dia como Oslo, capital da Noruega, que em 2019 passará a proibir completamente o uso de carros em toda sua região.