Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Intolerância e discurso de ódio contra minorias

Redação enviada em 22/04/2019

Promulgada pela ONU, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os cidadãos igualdade perante a lei e o bem-estar social. Entretanto, a existência da intolerância e do discurso de ódio impossibilita que a parcela da população brasileira considerada como minoria desfrute desse direito universal na prática. Nesse contexto, não há dúvidas de que a tolerância é um desafio no Brasil, o qual ocorre, infelizmente, devido não só à negligência governamental, mas também ao preconceito da sociedade. Hodiernamente, define-se como minoria social os grupos que sofrem com comportamentos discriminatórios e preconceituosos por parte dos grupos dominantes. Ainda que existam declarações e leis que visam a instauração da igualdade social, a problemática da desigualdade e do preconceito persiste intrinsecamente ligada à realidade do Brasil. Consoante Aristóteles no livro "Ética a Nicômaco", a política serve para garantir a felicidade dos cidadãos. Logo, se verifica que esse conceito encontra-se deturpado no Brasil, à medida que a oferta da igualdade e do bem-estar social não está presente em todo o país, fazendo os direitos permanecerem no papel. Faz-se mister, ainda, salientar o preconceito da sociedade e sua influência no comportamento infantil como impulsionador da problemática. Para que a intolerância se construa e se transforme em ódio, é preciso uma base teórica-discursiva, ainda que rudimentar. Assim, urge a influência de tais pensamentos preconceituosos no comportamento infantil, contribuindo negativamente para a formação social do cidadão no futuro. No entanto, segundo o pensador e ativista francês Michel Foucalt, é preciso mostrar às pessoas que elas são mais livres do que pensam para quebrar pensamentos errôneos construídos em outros momentos históricos. Destarte, uma mudança nos valores da sociedade é fundamental para transpor as barreiras inerentes à tolerância. Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas o qual promova palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas a respeito do cotidiano e dos direitos das minorias. - uma vez que ações culturais coletivas têm imenso poder transformador - a fim de que a comunidade escolar e a sociedade no geral - por conseguinte - conscientizem-se. Desse modo, espera-se promover a igualdade social e a tolerância.