Título da Redação: Uma mudança do perfil da medicina no Brasil

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há quase 3 anos por Brenda Belo


Em 2013, milhares de cidadãos brasileiros tomaram as ruas do país em protesto às péssimas condições de vida a que são submetidos em diversas cidades da nação. Uma das maiores insatisfações dizia respeito à saúde pública. A falta de hospitais bem equipados e de médicos - em número e qualificação- passou, então, a ser mais bem debatida nas mídias nacionais e conversas rotineiras.
De um lado tem-se a visão da falta de condições tecnológicas para o exercício da medicina. Com o constante desvio de verbas destinadas ao setor e grande burocracia para que se executem as reformas necessárias, não rara se tornou a observância da decadência do sistema público de saúde. Dessa maneira, médicos bem capacitados nas escolas nacionais acabam preferindo a rede privada de atendimento.
Por outro lado, é possível perceber a cada vez mais presente, falta de sensibilidade dos profissionais da área. Saídos das universidades com uma grande bagagem informacional, nota-se, muitas vezes, a falta de tato dos médicos para lidar com os pacientes.
Resultado, geralmente, dos anos de preparo para conviver com a morte de maneira menos traumática, o distanciamento com relação aos atendidos passa a fazer parte do modo de trabalho de muitos. Entretanto, receber um tratamento humanizado mostra-se fundamental àqueles que já estão debilitados com algum mal físico, uma vez que já se provou a intrínseca relação entre o bem estar psicológico e o fisiológico.
Uma alternativa viável para a maior humanização da medicina nacional seria a inserção, nas faculdades, de disciplinas voltadas ao olhar social com possíveis atividades de campo em que se presenciasse um pouco do dia a dia daqueles que sofrem com diversos tipos de doenças. Além disso, não menos importante se faz o cuidado com a questão financeira dos hospitais para que se assegure, mesmo que sob o amparo de médicos treinados a esse olhar diferenciado, o suporte tecnológico necessário a qualquer tratamento.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Ariana Lobo

    A argumentação é muito pertinente e o candidato demonstra domínio da modalidade escrita da língua portuguesa, bem como do tipo textual dissertativo-argumentativo. Faltou, entretanto, a abordagem de referências externas, como notícias, fatos, opiniões, acontecimentos, etc. Isso enriquece a argumentação ao mesmo tempo em que corrobora e comprova o que é defendido. A interdisciplinaridade também é um recurso positivo que poderia ter sido utilizado. A proposta de intervenção é muito inteligente e poderia ter sido mais detalhada. A proposta de intervenção deve ser pensada como um processo que responda as perguntas: o que precisa ser feito para resolver o problema em questão? Quem deve fazer? Como deve ser feito?

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás