Título da Redação: Saúde, uma questão de humanizaçao

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


É cada vez mais perceptível a extrema importância da humanização médica para obtenção de bons resultados na relação médico-paciente atualmente. Nesse sentido, é preciso destacar as principais problemáticas que o Brasil enfrenta para alcançar esse bem-estar comum: a precariedade do sistema de saúde e a mecanização do processo de atendimento médico. A humanização desses procedimentos contribui, de maneira significativa, para ampliação do olhar atual acerca da assistência médica.
Em primeira análise, destaca-se a necessidade de melhoria da infraestrutura de locais adequados para assistir a população. Certamente, que tal fato é um grande problema no Brasil, haja vista a debilidade do sistema de saúde nacional, o qual não proporciona, de maneira homogênea, à sociedade profissionais capacitados, conforto e segurança no ambiente hospitalar. É inegável que essa situação compromete, substancialmente, a questão da humanização no atendimento médico, pois a mesma faz parte de um dos programas prioritários do Ministério da Saúde: a política nacional de humanização (PNH).
Em segunda análise, percebe-se a mecanização do processo de assistência ao enfermo. Hodiernamente, essa conjuntura é bastante enfatizada nos debates acerca da humanização médica, visto que com o avanço da tecnologia e a inserção da mesma no cotidiano dos profissionais de saúde, o atendimento ao paciente se tornou, cada vez mais, rápido. Dessa forma, vê-se a tecnologia superando o diálogo, distanciando gradativamente, a relação entre os médicos e os doentes. Conforme afirma o médico e cientista Bernard Lown : “A medicina jamais teve a capacidade de fazer tanto pelo homem como hoje. No entanto, as pessoas nunca estiveram tão desencantadas com seus médicos.”
Portanto, são notórios os entraves que o Brasil enfrenta para efetivar, homogeneamente, a humanização médica. Por isso, é mister o governo assegurar à população melhores condições de atendimento e apoio nas instituições de saúde, por meio da maior disponibilização de recursos financeiros investidos nessa área. Ademais, é necessário garantir a melhor inter-relação entre os médicos e a população, a partir de programas, os quais intervenham na formação dos acadêmicos de medicina, estimulando-os a uma maior sensibilidade e empatia pelo paciente.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Gustavo Henrique

    Caro aluno, sua escrita é excelente. Ela aponta um bom domínio da modalidade culta da língua e uma gama de recursos conectivos que tornam seu texto bem encadeado e com uma leitura fluida. Sua argumentação é consolidada e você explora eficientemente o seu conhecimento sociocultural, mostrando uma bagagem que enriquece seu texto e aponta para uma reflexão crítica de percepção da realidade. Sua proposta de intervenção é interessante e aplicável, porém, é importante exemplificar um pouco mais para garantir ainda mais legitimidade e corroborar mais efetivamente para o processo e persuasão o leitor. Sua produção textual é muito boa, agregando-a com o que foi apontado, seu texto será ainda mais adequado ao ideal solicitado pelo Enem.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás