Título da Redação: Relação x Redação

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há mais de 3 anos por Clarice


Nos hospitais públicos se tornou comum ouvir pessoas dizendo que os médicos deveriam ser mais humanos e que é haja uma maior humanização na saúde pública. Isso se dá pelo fato de haver uma robotização no tratamento médico x paciente e o descaso com a estrutura física e clínica dos hospitais brasileiros.
No Brasil, ao se procurar por socorro na rede pública a visão que se tem é da precariedade do espaço físico, da triagem (o primeiro atendimento, feito exclusivamente por enfermeiros), e do tratamento recebido pelo médico. Ao adentrar no consultório médico, o modelo robotizado de atender vem a tona e a insatisfação por parte do paciente também.
Todavia,a falta de um contato mais "humano" entre médico e paciente, faz com que a relação entre eles se limite apenas a um diagnóstico. De tal modo, que o olho no olho, o você está bem?, tudo bem com o senhor?, fique tranquilo e, tantas outras palavras de conforto,sejam esquecidas. Se tornando o médico, um dos responsáveis por uma "desumanização" no atendimento.
Contudo, essa responsabilização não se remete apenas ao médico, mas ao Estado.Não basta apenas ter um profissional mais humano, é preciso ter uma estrutura física que abarque todas as necessidades da população. E não hospitais sem maca, sem utensílios básicos para o primeiro atendimento e sem leitos de UTI,como tem saído na mídia constantemente.
Sendo assim, só haverá a humanização do atendimento, quando o médico e a estrutura onde ele se encontra (hospital), estiverem em sintonia tornando pois a saúde pública uma referência em qualidade. Garantindo realmente o direito à saúde como é estabelecido na Constituição Federal, no seu artigo 5°.
Diante do exposto, entende-se que para se ter um atendimento mais humanitário se faz necessário a busca pela boa relação médico x paciente, sendo esta responsabilidade de ambas as partes.Como a melhoria na estrutura dos hospitais públicos e no corpo clínico dos hospitais (enfermeiros, médicos e técnicos), sendo este, dever do Estado e direito dos cidadãos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás