Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há mais de 1 ano por usuário anônimo.


Criado em 1988 o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores do mundo para o atendimento público à saúde. Infelizmente, quase trinta anos de existência não tem significado qualidade e esse fato estende-se também para muitas unidades privadas de saúde. Reverter esse quadro e humanizar o atendimento à saúde – eis a tarefa a ser cumprida.
É preciso apontar que problemas como fraudes e corrupção são alguns dos desafios. A qualidade no atendimento à saúde bem como sua humanização está acoplada a um gerenciamento competente e um financiamento adequado. Entretanto, isso não ocorre por causa de uma insistente política de governo e não de Estado vivida no Brasil o que prejudica a excelente proposta do SUS e de seus programas.
Cabe avaliar, ainda, o desempenho dos profissionais da saúde. De um lado, médicos, do SUS, que vivem sobre forte pressão pela ausência de condições básicas para trabalhar como a falta de infraestrutura dos hospitais e a carência de materiais, por outro lado profissionais, geralmente de hospitais privados, que dispõem de recursos para um bom atendimento. Em ambos os casos temos médicos humanizados e desumanizados e toda essa disparidade traz mais problemas que afetam o acesso e o atendimento aos pacientes.
Dessa forma, o Governo possui papel imprescindível na mudança dessa situação. Assim, esse, deve de pronto promover uma reforma do programa Saúde da Família, espelhando-se no modelo canadense, e investir em novos que dão certo em outros países como o Consórcio de hospitais, na Espanha, integrando rede pública e privada de saúde. Além disso, a disponibilização de cursos para humanização dos profissionais da saúde, investimento na melhoraria da infraestrutura dos hospitais e em materiais para o atendimento e também fiscalização das condições da assistência de hospitais públicos e privados, são medidas que a longo prazo trarão grandes mudanças.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Carolina Santucci

    Olá, sua redação tem grande potencial, mas algumas problemáticas. Em primeiro lugar, você falhou um pouco na coesão, pois não parece estabelecer uma linha de continuidade entre os argumentos. Você não apresenta um ponto de vista, o que também é um problema, evite argumentos tão gerais. Há pontos na sua redação em que você não explica o que quis dizer (como citado lá em cima), evite isso também. A conclusão é boa e apresenta uma proposta de intervenção pertinente, porém um pouco genérica, criatividade é importante. Espero ter ajudado :)

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás