Título da Redação: Pontos importantes para um melhor atendimento hospitalar.

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há mais de 2 anos por Edu Matheus


Humanizar é um termo que caracteriza um sistema sensível ligado aos sentimentos humanos, sendo assim, a humanização no atendimento à saúde é tornar as relações médico-paciente mais próximas, criando assim um ambiente familiar e não apenas cientifico, ou seja, prestar um atendimento com qualidade.
Integrar tecnologia e atendimento é fator essencial para o desenvolvimento de uma medicina eficaz. Essa fusão entre tecnologia e toque humano é um dos pontos mais importantes do Plano Nacional para Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), porém tal conjugação torna-se inviável em alguns casos onde é flagrante a separação entre tecnologia e atendimento humano, devido à falta de recursos hospitalares essenciais, o que causa um conflito entre médicos e pacientes desumanizando o atendimento, o cuidado.
Por outro lado, na Faculdade para Médicos e Cirurgiões da Escola de Medicina de Columbia University, em Nova York, começou-se um amplo plano para humanizar o atendimento, esse plano foi chamado Medicina Narrativa. Antes de implantar tal método, foi diagnosticado elevados níveis de mortes e maior sofrimento em pacientes que não tinha um contato maior com o médico a não ser a leitura do prontuário e os próximos tratamentos. Com a Medicina Narrativa, os médicos escutam os pacientes antes de intervir, ou seja, humaniza o atendimento, cria laços que fazem o paciente se sentir confiante no tratamento e o médico competente na ciência que lhe é devida. Após a implementação desse método foi registrado queda nas mortes causadas pela falta de humanização e aproximação com o paciente.
Enfim, é correlacionado a falta de estrutura com a falta de um programa de humanização, o médico que não tem algodão para limpar um ferimento se sente estressado e desmotivado em frente ao sofrimento, tornando-o frio, já quando se tem uma estrutura razoável e essencial de acolhimento o atendimento humanizado é mais suscetível correspondendo a uma maior qualidade de saúde refletida na população.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Heloisa Ribeiro Rodrigues

    Caro aluno, você tem um bom domínio da modalidade formal da língua e uma argumentação coerente. No entanto, as suas orações ficaram muito extensas!! O seu tópico frasal, por exemplo, ocupou o primeiro parágrafo inteiro! É fundamental que você estude mais o uso de vírgulas e a pontuação devida, em geral, de modo que o seu texto fique melhor estruturado. Não comprometa mais o seu conteúdo - que é bom - dessa forma. Estude mais, também, crase, colocação pronominal e, principalmente, concordância - que não foi erro recorrente, no seu caso, mas que configura erro grave, até mesmo na oralidade. Por fim, a sua conclusão deixou a desejar, pelo fato de não ter apontado propostas nítidas de intervenção ante a problemática do tema dado. Seja um pouco mais específico, elabore-a mais nas próximas redações. Continue praticando, pois você tem potencial! Grande abraço, Heloisa.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás