Título da Redação: Mortalidade materna no Brasil.

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há mais de 2 anos por Rafael Silva


Mortalidade materna no Brasil.

A diminuição da taxa de natalidade no decorrer do século XIX aos dias de hoje, deixa visível na saúde brasileira que mesmo com baixos índices de nascimentos há uma grande proporção de mortes de gestantes no Brasil. No entanto, o ministério da saúde implantou medidas para redução da mortalidade materna, porém tais medidas ainda são pequenas comparadas ao crescimento de mortes de gestantes em trabalho de parto.
A precariedade no acolhimento das gestantes a maternidades ressalta a discrepância do sistema de saúde e na falta de planejamento. O ministério da saúde considera “cautelar” para mulheres em trabalho de parto medidas como: a mulher deve ficar em jejum sem poder se mexer ou até mesmo beber água. Tais medidas imposta pelo sistema de saúde prejudicam a saúde da mulher e pode resultar até mesmo em sua morte.
No entanto, o ministério da saúde vem tomando soluções para erradicar este cenário. Foi criado em 2011, no Brasil, a Rede cegonha do Ministério da Saúde, que tem como objetivo diminuir a mortalidade materna através do acompanhamento familiar, melhorias no atendimento e na saúde da mulher. Infelizmente a pouco direcionamento de verbas para saúde onde dificulta sua expansão, onde provoca um abandono dessas mulheres.
O Brasil vive num momento social importante para o seu sistema de saúde, sendo que os acúmulos de problemas estão sendo amenizadas. A mortalidade materna não e uma doença e sim uma negligência, há de propor um novo planejamento, ou seja, aperfeiçoar técnicas de parto, médicos qualificados, um acompanhamento familiar e nutricional a gestante antes e depois do parto.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

Não existem comentários. Seja o a comentar neste texto.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás