Título da Redação: Humanizando o ser humano

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há quase 3 anos por Gil Pablo Alves


A mecanização e a monetarização no atendimento à saúde a cada dia vem enxergando pacientes como números. A atenção destinada a eles foi drasticamente reduzida, às vezes desumanizada.
A falta de tempo e escassez de recursos faz com que o atendimento ao paciente seja muitas vezes automático. Não só órgãos burocráticos como também médicos acabam por visualizar o atendido como mais um. O paciente passa a ser indiferenciável entre os demais,não apresentando problemas,histórico ou vida diferente.
Por realidades como essas é que movimentos buscam a humanização e dignificação no atendimento. Estudos mostram que programas de saúde mais humanizados tende a ser mais efetivos,sendo mais atenciosos a detalhes sutis,porém importantes ao bem estar do paciente.
Entretanto,não basta apenas uma melhor ligação entre profissional e paciente. Todos os meios tecnológicos úteis devem estar ao auxílio de ambos ,configurando o real atendimento humanizado.
Portanto,o simples ato de dar mais atenção ao assistido poderá salvar vidas,desde que haja meios estruturais na saúde que deem toda a assistência necessária ao fator físico. Com isso uma melhor ligação de confiança entre ambos é construída, que várias vezes é primordial para a passagem por momentos de dor e sofrimento.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Ariana Lobo

    A argumentação é pertinente, embora pouco aprofundada. O candidato não promove reflexões relevantes sobre o assunto, limitando-se a repetir os textos motivadores. Falta demonstrar conhecimento extra de mundo, ou seja, trazer fatos, notícias, opiniões, acontecimentos, etc, que corroborem e comprovem o que é defendido no texto, ao mesmo tempo em que demonstrem que o candidato possui repertório sociocultural produtivo. Falta interdisciplinaridade também. A proposta de intervenção sugere que "os meios tecnológicos úteis devem estar ao auxílio de ambos" (paciente e profissional da saúde), mas como isso ajudaria na resolução do problema abordado? A proposta sugere também que hajam "meios estruturais na saúde que deem toda a assistência necessária ao fator físico", mas o que isso significa em termos de ações práticas? Como esses meios estruturais seriam disponibilizados? Por quem? A proposta de intervenção deve sugerir ações detalhadas e funcionais para a resolução do problema abordado pelo candidato.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás