Título da Redação: Humanização: Em busca da assistência holística.

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Lucy


Há muito é discutido a respeito da inserção da humanização dos profissionais dentro dos serviços de saúde. Este conceito refere-se ao estímulo de uma assistência digna e holística, visando um cuidado integral aos indivíduos de maneira humana. Porém, a “humanização do humano” parece ser mais complexa na prática, o que se deve a dificuldade de conciliar os recursos tecnológicos à prática humanizada e à mecanização da assistência por parte dos profissionais.
Os recursos tecnológicos cada vez mais avançados promovem um distanciamento evidente entre o profissional da saúde e o paciente, onde a atenção é voltada para as máquinas e instrumentos de última geração que fazem diagnósticos precisos, evitando, assim, o contato humano direto com o paciente. Tais condutas impedem a prestação de uma assistência integral, fragmentando e limitando o cuidado.
Este cenário é palco para a mecanização da assistência, que perde seu caráter holístico, deixando o paciente em segundo plano pelos profissionais que embasam seus esforços em exames e medicações, buscando determinar diagnósticos e tratamentos desconsiderando os aspectos psicoemocionais envolvidos no processo saúde-doença. Por vezes, esses profissionais são levados pela busca de curas impossíveis, submetendo o paciente a tratamentos sofridos e dolorosos, ao invés de investir em uma assistência holística e de qualidade.
Faz-se necessário, portanto, investir em medidas que estimulem o cuidado integral, incluindo o acolhimento e a humanização dentro da própria universidade, que é a responsável pela qualidade de seus profissionais, investindo em disciplinas relacionadas à área de ciências humanas no ciclo básico da grade curricular, além de estágios que aproximem esses alunos/profissionais dos sujeitos de cuidado e despertem o olhar humanizado e holístico, concernente ao ser humano.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Enviado por Helena Macedo

    Cuidado com as repetições: humanizada,humana. Essa parte: ''Porém, a “humanização do humano” parece ser mais complexa na prática, o que se deve a dificuldade de conciliar os recursos tecnológicos à prática humanizada e à mecanização da assistência por parte dos profissionais". Procure utilizar conectivos, ao invés de " o que se deve" por : pela dificuldade ou devido a dificuldade. Evitar o "onde " pois causa incoerência.No seu caso utilize o " em que a atenção". Cuidado com a falta de vírgulas no texto. " Fragmentando e limitando o cuidado",procure usar essas palavras entre aspas,pois, na prática não dá para fragmentar o cuidado. A conclusão no enem tem que vir com a proposta de intervenção e só citar, sem aprofundar, você não conseguirá os 200.A proposta de intervenção tem que seguir a ideia : quem? O que?Como? Isso pode te ajudar a alcançar um nível de detalhamento: para resolver o problema, quem pode fazer isso? O que pode ser feito? Como ele vai implementar essa medida?Suas ideias são ótimas, procure organizá-las ainda mais e corrigir essas besteiras, que você consegue nota 1000!!!

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás